Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Conferências?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS GERAIS PARA OS AUTORES

A programação científica do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) é elaborada a partir das comunicações orais e pôsteres enviados [avaliados e aprovados por avaliadores ad hoc] por pesquisadores, pós-graduados e pós-graduandos stricto sensu, submetidos nos distintos Grupos de Trabalho (GT) coordenados por especialistas, cujas regras são:

- o idioma oficial do Evento é o Português, sendo admitidas exceções, a critério de cada GT;

- pelo menos um dos autores do trabalho [brasileiros ou estrangeiros] deve ser associado à ANCIB;

- as escolhas referentes a modalidade de apresentação (Comunicação Oral ou Pôster) e de vinculação do trabalho a um GT devem ser indicadas no cabeçalho da folha de rosto do texto submetido, bem como nos metadados do sistema Open Conference System (OCS), sendo de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) do trabalho submetido. Não haverá a possibilidade de migração posterior de uma modalidade de apresentação para outra ou de um GT para outro. O não atendimento aos requisitos acima indicados implica na desconsideração do trabalho;

- as comunicações na modalidade oral ou pôster aprovadas dão o direito à publicação do trabalho (texto completo) nos Anais do Encontro;

- os trabalhos em ambas modalidades de apresentação devem ser submetidos no formato de texto completo, conforme as normas e padrões estipulados pela Comissão Científica do XVIII ENANCIB;

- a cada participante é permitida a submissão de no máximo cinco trabalhos como um todo no XVIII ENANCIB, ou seja, considerando as duas modalidades de submissão, autoria e coautoria, e o conjunto dos Grupos de Trabalho. No caso da submissão de mais de cinco trabalhos serão excluídos os últimos de acordo com a data e hora de submissão;

- a submissão do trabalho deve ser realizada online, por meio do sistema OCS, no site do XVIII ENANCIB. No ato da submissão o(s) autor(es) deve(m) optar por um dos Grupos de Trabalho e por uma das modalidades de apresentação, conforme mencionado anteriormente. Pelo menos um dos autores deve ser associado à ANCIB e não estar inadimplente com o pagamento da anuidade;

- nenhuma alteração poderá ser feita após a submissão do trabalho, salvo a partir das recomendações dos avaliadores;

- a não apresentação do trabalho implica no cancelamento da emissão de todos os certificados a ele vinculados;

- o certificado de trabalho aceito, apresentado e publicado será emitido para cada um dos autores;

- a submissão de trabalho de autoria ou em coautoria com alunos de graduação implica na sua exclusão do sistema de submissão de trabalhos ou da programação do ENANCIB;

- a submissão de trabalho de autoria ou em coautoria com alunos de pós-graduação será permitida na modalidade Comunicação Oral ou Pôster.

NOTA: Os casos omissos ou não previstos nestas Regras serão analisados e solucionados pela Comissão Científica do ENANCIB.

 

MODALIDADE - COMUNICAÇÃO ORAL

Na modalidade Comunicação Oral, podem submeter trabalhos:

- Doutores;

- Doutorandos em coautoria com seu(s) respectivo(s) orientador(es);

- Mestres, quando se tratar de resultado de pesquisa de mestrado, em coautoria com seu(s) respectivo(s) orientador(es).

Acesse o template para elaboração do trabalho/comunicação oral.

 

Normas para apresentação de trabalhos, na modalidade Comunicação Oral:

- Apenas um autor poderá efetuar a comunicação oral, admitidas exceções, a critério de cada GT. O tempo de exposição ficará a cargo de cada GT, assegurando-se o período para debate.

- O sistema de submissões aplica a avaliação cega pelos pares (blind review). Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, titulação e e-mail(s) de cada autor não devem constar no texto do trabalho, mas apenas no campo de metadados do sistema OCS destinado a este fim.

- Palavras-chave/Keywords: incluir entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave/keywords, preferencialmente de acordo com o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação das autoras Lena Vânia Ribeiro Pinheiro e Helena Dodd Ferrez, disponível em <http://www.ibict.br/publicacoes-e-institucionais/tesauro-brasileiro-de-ciencia-da-informacao-1>, resguardando o uso de termos específicos de cada área, quando estes não forem contemplado pelo referido tesauro.

- Formato arquivo: o texto deve ser enviado no formato .DOC (Word)

- Resumo/Abstract: devem ser redigidos em fonte Calibri, tamanho 11, com espaçamento entre linhas simples (1,0 cm), contendo no mínimo 200 e no máximo 300 palavras, cujo conteúdo deve apresentar: objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados parciais ou finais e as considerações parciais ou finais.

- Folha de rosto obrigatoriamente deve conter (Ver Template):

a) XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – XVIII ENANCIB

b) Número e Título do Grupo de Trabalho [em negrito]

c) Título do trabalho [em caixa alta]

d) Modalidade de apresentação: Comunicação Oral

-  Formato papel: A4

-  Quantidade de laudas: 15 a 20 laudas, incluindo folha de rosto e referências

-  Fonte: Calibri, tamanho 12

-  Margens: superior= 3,0cm; inferior= 2,0cm; esquerda= 3,0cm; direita= 2,0cm

- Espaçamento entre parágrafos: não colocar espaçamento entre parágrafos

- Recuo de parágrafo: 1,25cm no início de cada parágrafo

- Espaçamento entre linhas: 1,5cm

- Nota explicativa: usar o comando = nota de rodapé/fim de página

- Figuras, Gráficos, Quadros: aplicar a norma da ABNT [NBR 14724:2011]

- Tabelas: aplicar a norma do IBGE [IBGE. Normas de apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993]

- Numeração progressiva das seções: aplicar a norma ABNT [NBR 6024:2012]

- Citações: aplicar a norma ABNT [NBR 10520:2002]

- Referências: aplicar a norma ABNT [NBR 6023:2002]

OBS.: A Comissão Organizadora do XVIII ENANCIB fornece a template para a elaboração do trabalho na modalidade comunicação oral.

NOTA: Os casos omissos ou não previstos nestas Regras serão analisados e solucionados pela Comissão Científica do ENANCIB.

 

MODALIDADE - PÔSTER

Na modalidade Pôster, podem submeter trabalhos:

- Doutores;

- Doutorandos, em coautoria com seu(s) respectivo(s) orientador(es).

- Mestres, em coautoria com seu(s) respectivo(s) orientador(es).

- Mestrandos, em coautoria com seu(s) respectivo(s) orientador(es)

Acesse o template para a elaboração do pôster.

 

Normas para apresentação de trabalhos, na modalidade Pôster:

- Os pôsteres serão apresentados em ambiente e horário próprio, mediante programação elaborada pelos Coordenadores de GT.

- O sistema de submissões aplica a avaliação cega pelos pares (blind review). Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, titulação e e-mail(s) de cada autor não devem constar no texto do trabalho, mas apenas no campo de metadados do sistema OCS destinado a este fim.

- Palavras-chave/Keywords: incluir entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave/keywords, preferencialmente de acordo com o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação das autoras Lena Vânia Ribeiro Pinheiro e Helena Dodd Ferrez, disponível em <http://www.ibict.br/publicacoes-e-institucionais/tesauro-brasileiro-de-ciencia-da-informacao-1>, resguardando o uso de termos específicos de cada área, quando estes não forem contemplado pelo referido tesauro.

- Formato arquivo: o texto deve ser enviado no formato .DOC (Word)

- Resumo/Abstract: devem ser redigidos em fonte Calibri, tamanho 11, com espaçamento entre linhas simples (1,0 cm), contendo no mínimo 200 e no máximo 300 palavras, cujo conteúdo deve apresentar: objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados parciais ou finais e as considerações parciais ou finais.

- Folha de rosto obrigatoriamente deve conter (Ver Template):

e) XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – XVIII ENANCIB

f) Número e Título do Grupo de Trabalho [em negrito]

g) Título do trabalho [em caixa alta]

h) Modalidade de apresentação: Pôster

- Formato papel: A4

- Quantidade de laudas: no mínimo 7 laudas e no máximo 8 laudas, incluindo folha de rosto e referências

- Fonte: Calibri, tamanho 12

- Margens: superior= 3,0cm; inferior= 2,0cm; esquerda= 3,0cm; direita= 2,0cm

- Espaçamento entre parágrafos: não colocar espaçamento entre parágrafos

- Recuo de parágrafo: 1,25cm no início de cada parágrafo

- Espaçamento entre linhas: 1,5cm

- Nota explicativa: usar o comando = nota de rodapé/fim de página

- Figuras, Gráficos, Quadros: aplicar a norma da ABNT [NBR 14724:2011]

- Tabelas: aplicar a norma do IBGE [IBGE. Normas de apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993]

- Numeração progressiva das seções: aplicar a norma ABNT [NBR 6024:2012]

- Citações: aplicar a norma ABNT [NBR 10520:2002]

- Referências: aplicar a norma ABNT [NBR 6023:2002]

 

OBS.: A Comissão Organizadora do XVIII ENANCIB fornece a template para elaboração do trabalho na modalidade pôster.

NOTA: Os casos omissos ou não previstos nestas Regras serão analisados e solucionados pela Comissão Científica do ENANCIB.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As informações prestadas neste Evento serão usadas exclusivamente para os serviços prestados neste âmbito, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação nos anais de outro Evento ou Periódico Científico.
  2. O arquivo de submissão foi editorado conforme os templates (comunicação oral e poster), bem como está sendo enviado no formato .DOC (Word).
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão atualizadas e ativas.
  4. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  5. Em respeito a modalidade de avaliação 'blind review', os nomes dos autores foram removidos, sendo colocados apenas nos campos de metadados do software OCS. Além disso, o arquivo foi salvo usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI)