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A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

DATAS IMPORTANTES

Início das submissões: 29 de maio de 2018

Fim das submissões: 07 de agosto de 2018 (prorrogado)

Envio dos pareceres aos autores: 17 de setembro de 2018

Divulgação da programação final: 24 de setembro de 2018

 

E-mail para dúvidas sobre submissões: cientificaenancib2018@gmail.com

 

NORMAS GERAIS PARA OS AUTORES

A programação científica do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) é elaborada a partir das comunicações orais e pôsteres enviados [avaliados e aprovados por avaliadores ad hoc] por pesquisadores, pós-graduados e pós-graduandos stricto sensu, submetidos nos distintos Grupos de Trabalho (GT) coordenados por especialistas, cujas regras são:

- o idioma oficial do Evento é o Português, sendo admitidas exceções, a critério de cada GT;

- pelo menos um dos autores do trabalho [brasileiros ou estrangeiros] deve ser associado à ANCIB e estar em dia com o pagamento da anuidade da associação;

- pelo menos um dos autores do trabalho deverá inscrever-se no evento. Trabalhos aprovados sem ao menos um autor inscrito serão excluídos dos anais;

- as escolhas referentes a modalidade de apresentação (Comunicação Oral ou Pôster) e de vinculação do trabalho a um GT devem ser indicadas no cabeçalho da folha de rosto do texto submetido, bem como nos metadados do sistema Open Conference System (OCS), sendo de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) do trabalho submetido. Não haverá a possibilidade de migração posterior de uma modalidade de apresentação para outra ou de um GT para outro. O não atendimento aos requisitos acima indicados implica na desconsideração do trabalho;

- as comunicações na modalidade oral ou pôster aprovadas dão o direito à publicação do trabalho (texto completo) nos Anais do Encontro;

- os trabalhos em ambas modalidades de apresentação devem ser submetidos no formato de texto completo, conforme as normas e padrões estipulados pela Comissão Científica do XIX ENANCIB;

- a cada participante é permitida a submissão de no máximo cinco trabalhos como um todo no XIX ENANCIB, ou seja, considerando as duas modalidades de submissão, autoria e coautoria, e o conjunto dos Grupos de Trabalho. No caso da submissão de mais de cinco trabalhos serão excluídos os últimos de acordo com a data e hora de submissão;

- a submissão do trabalho deve ser realizada online, por meio do sistema OCS, no site do XIX ENANCIB. No ato da submissão o(s) autor(es) deve(m) optar por um dos Grupos de Trabalho e por uma das modalidades de apresentação, conforme mencionado anteriormente.

- nenhuma alteração poderá ser feita após a submissão do trabalho, salvo a partir das recomendações dos avaliadores;

- a não apresentação do trabalho implica no cancelamento da emissão de todos os certificados a ele vinculados;

- o certificado de trabalho aceito, apresentado e publicado será emitido para cada um dos autores;

- a submissão de trabalho de autoria ou em coautoria com alunos de graduação implica na sua exclusão do sistema de submissão de trabalhos ou da programação do ENANCIB;

- a submissão de trabalho de autoria ou em coautoria com alunos de pós-graduação será permitida na modalidade Comunicação Oral ou Pôster.

NOTA: Os casos omissos ou não previstos nestas regras serão analisados e solucionados pela Comissão Científica do ENANCIB.

 

MODALIDADE - COMUNICAÇÃO ORAL

Na modalidade Comunicação Oral, podem submeter trabalhos:

- Doutores;

- Doutorandos em coautoria com Doutor(es);

- Mestres, em coautoria com Doutor(es);

Acesse o template para elaboração do trabalho/comunicação oral.

 

Normas para apresentação de trabalhos, na modalidade Comunicação Oral:

- Pelo menos um dos autores deve efetuar a comunicação oral, sendo vedada a apresentação do trabalho por alguém que não seja autor/coautor. O tempo de exposição ficará a cargo de cada GT, assegurando-se o período para debate.

- O sistema de submissões aplica a avaliação cega pelos pares (blind review). Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, titulação e e-mail(s) de cada autor não devem constar no texto do trabalho, mas apenas no campo de metadados do sistema OCS destinado a este fim.

- Palavras-chave/Keywords: incluir entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave/keywords, preferencialmente de acordo com o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação das autoras Lena Vânia Ribeiro Pinheiro e Helena Dodd Ferrez, disponível em <http://www.ibict.br/publicacoes-e-institucionais/tesauro-brasileiro-de-ciencia-da-informacao-1>, resguardando o uso de termos específicos de cada área, quando estes não forem contemplado pelo referido tesauro.

- Formato arquivo: o texto deve ser enviado no formato .DOC (Word)

- Resumo/Abstract: devem ser redigidos em fonte Calibri, tamanho 11, com espaçamento entre linhas simples (1,0 cm), contendo no mínimo 200 e no máximo 300 palavras, cujo conteúdo deve apresentar: objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados parciais ou finais e as considerações parciais ou finais.

- Folha de rosto obrigatoriamente deve conter (Ver Template):

  • XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – XIX ENANCIB
  • Número e Título do Grupo de Trabalho [em negrito]
  • Título do trabalho [em caixa alta]
  • Modalidade de apresentação: Comunicação Oral

-  Formato papel: A4

-  Quantidade de laudas: 15 a 20 laudas, incluindo folha de rosto e referências

-  Fonte: Calibri, tamanho 12

-  Margens: superior= 3,0cm; inferior= 2,0cm; esquerda= 3,0cm; direita= 2,0cm

- Espaçamento entre parágrafos: não colocar espaçamento entre parágrafos

- Recuo de parágrafo: 1,25cm no início de cada parágrafo

- Espaçamento entre linhas: 1,5cm

- Nota explicativa: usar o comando = nota de rodapé/fim de página

- Figuras, Gráficos, Quadros: aplicar a norma da ABNT [NBR 14724:2011]

- Tabelas: aplicar a norma do IBGE [IBGE. Normas de apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993]

- Numeração progressiva das seções: aplicar a norma ABNT [NBR 6024:2012]

- Citações: aplicar a norma ABNT [NBR 10520:2002]

- Referências: aplicar a norma ABNT [NBR 6023:2002]

OBS.: A Comissão Organizadora do XIX ENANCIB fornece a template para a elaboração do trabalho na modalidade comunicação oral. A correção ortográfica é de exclusiva responsabilidade dos autores dos trabalhos. Todos os metadados devem ser preenchidos corretamente no momento da submissão do trabalho no sistema Open Conference System (OCS), do contrário o trabalho será Recusado antes mesmo da avaliação pelos pares. Devido ao processo de avaliação às cegas pelos pares, todas as submissões devem omitir o nome dos autores (deixar como no template AUTOR 1, AUTOR 2, AUTOR 3). Caso o trabalho seja aprovado, os dados dos autores serão inseridos no arquivo final. As propriedades dos arquivos também devem ser removidas antes da submissão.

NOTA: Os casos omissos ou não previstos nestas regras serão analisados e solucionados pela Comissão Científica do ENANCIB.

 

MODALIDADE - PÔSTER

Na modalidade Pôster, podem submeter trabalhos:

- Doutores;

- Doutorandos, em coautoria Doutor(es);

- Mestres, em coautoria com Doutor(es);

- Mestrandos, em coautoria com Doutor(es);

Acesse o template para a elaboração do pôster.

 

Normas para apresentação de trabalhos, na modalidade Pôster:

- Os pôsteres serão apresentados em ambiente e horário próprio, mediante programação elaborada pelos Coordenadores de GT.

- O sistema de submissões aplica a avaliação cega pelos pares (blind review). Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, titulação e e-mail(s) de cada autor não devem constar no texto do trabalho, mas apenas no campo de metadados do sistema OCS destinado a este fim.

- Palavras-chave/Keywords: incluir entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave/keywords, preferencialmente de acordo com o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação das autoras Lena Vânia Ribeiro Pinheiro e Helena Dodd Ferrez, disponível em <http://www.ibict.br/publicacoes-e-institucionais/tesauro-brasileiro-de-ciencia-da-informacao-1>, resguardando o uso de termos específicos de cada área, quando estes não forem contemplado pelo referido tesauro.

- Formato arquivo: o texto deve ser enviado no formato .DOC (Word)

- Resumo/Abstract: devem ser redigidos em fonte Calibri, tamanho 11, com espaçamento entre linhas simples (1,0 cm), contendo no mínimo 200 e no máximo 300 palavras, cujo conteúdo deve apresentar: objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados parciais ou finais e as considerações parciais ou finais.

- Folha de rosto obrigatoriamente deve conter (Ver Template):

  • XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – XIX ENANCIB
  • Número e Título do Grupo de Trabalho [em negrito]
  • Título do trabalho [em caixa alta]
  • Modalidade de apresentação: Pôster

- Formato papel: A4

- Quantidade de laudas: no mínimo 7 laudas e no máximo 8 laudas, incluindo folha de rosto e referências

- Fonte: Calibri, tamanho 12

- Margens: superior= 3,0cm; inferior= 2,0cm; esquerda= 3,0cm; direita= 2,0cm

- Espaçamento entre parágrafos: não colocar espaçamento entre parágrafos

- Recuo de parágrafo: 1,25cm no início de cada parágrafo

- Espaçamento entre linhas: 1,5cm

- Nota explicativa: usar o comando = nota de rodapé/fim de página

- Figuras, Gráficos, Quadros: aplicar a norma da ABNT [NBR 14724:2011]

- Tabelas: aplicar a norma do IBGE [IBGE. Normas de apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993]

- Numeração progressiva das seções: aplicar a norma ABNT [NBR 6024:2012]

- Citações: aplicar a norma ABNT [NBR 10520:2002]

- Referências: aplicar a norma ABNT [NBR 6023:2002]

OBS.: A Comissão Organizadora do XIX ENANCIB fornece a template para elaboração do trabalho na modalidade pôster. A correção ortográfica é de exclusiva responsabilidade dos autores dos trabalhos. Todos os metadados devem ser preenchidos corretamente no momento da submissão do trabalho no sistema Open Conference System (OCS), do contrário o trabalho será Recusado antes mesmo da avaliação pelos pares. Devido ao processo de avaliação às cegas pelos pares, todas as submissões devem omitir o nome dos autores (deixar como no template AUTOR 1, AUTOR 2, AUTOR 3). Caso o trabalho seja aprovado, os dados dos autores serão inseridos no arquivo final. As propriedades dos arquivos também devem ser removidas antes da submissão.

NOTA: Os casos omissos ou não previstos nestas Regras serão analisados e solucionados pela Comissão Científica do ENANCIB.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As informações prestadas neste Evento serão usadas exclusivamente para os serviços prestados neste âmbito, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  7. Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI)