Tamanho da fonte:
Tendências da Ciência da Informação: big data e inteligência competitiva
Última alteração: 2019-03-31
Resumo
O crescente volume de dados disponíveis associado à necessidade de soluções voltadas à geração de informação e descoberta do conhecimento, com maior acurácia e assertividade, é um dos grandes desafios do fenômeno conhecido como Big Data. E este cenário é ainda mais complexo no âmbito da Inteligência Competitiva, a qual busca alcançar a geração de informação útil e competitiva nos negócios. Tais campos de pesquisas se convergem diretamente dentro da área da Ciência da Informação, enquanto tendências de pesquisa e geração de soluções inovadoras. Entretanto, compreender e utilizar os conhecimentos destas áreas ainda é um desafio e demanda estudos e análises específicos. Diante disso, este artigo se propõe a apresentar um estudo quantitativo acercas das produções científicas da Inteligência Competitiva e Big Data por pesquisadores da Ciência da Informação, através de análises de dados provenientes de currículos Lattes, gerando insumo, por meio de visualizações gráficas, para discussões no contexto destas áreas.
Palavras-chave
Ciência da Informação; Tendências; Inteligência Competitiva; Big Data; Análise Descritiva.
Texto completo:
PDF