Portal de Conferências, XI Encuentro de la Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe

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Mediação informativo-cultural: horizonte norteador da formação em Ciências da Informação?
Marielle Barros de Moraes

Última alteração: 2019-03-31

Resumo


A mediação informativo-cultural vem se tornando cada vez mais pauta do dia nas pesquisas no âmbito das ciências da informação contemporâneas, principalmente, a partir do uso mais intenso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) nos processos informacionais. No entanto, no que concerne ao âmbito dos currículos das áreas da informação, tais como a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia, a inserção das TIC ainda necessita ser mais efetiva, tanto no relativo aos processos de ensino-aprendizagem, quanto à inserção das tecnologias para dar um novo significado e formato para a atuação dos profissionais da informação no mercado de trabalho contemporâneo. Neste contexto, analisamos como está inserida a mediação da informação e da cultura nos currículos dos cursos das Ciências da Informação na Iberoamérica. Para tanto, realizamos uma revisão de literatura sobre Mediação da Informação, Mediação da Cultura e Formação em Ciências da Informação, apoiando-nos, principalmente, em autores latino-americanos como Martín-Barbero (1997), García Canclini (2004), Almeida Júnior (2015), Pirela Morillo e Pulido Daza (2018) e outros que foram utilizados como base teórica. A amostra utilizada foram os currículos (projetos pedagógicos e planos de ensino de disciplina) de duas universidades cujos cursos da área de Ciência da Informação estão vinculados à EDICIC, quais sejam: o curso de Sistemas de Información y Documentación da Universidad de La Salle- Colômbia, bem como os currículos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais no Brasil. As universidades foram selecionadas por possuírem os cursos da área de ciências da informação vinculadas à EDICIC e por se situarem na América Latina, uma região onde a inserção das tecnologias, bem como as questões mediacionais encontram-se em um patamar de discussões e de usos similares. A metodologia utilizada para análise dos dados foi a Análise de Conteúdo, conforme os postulados de Bardin (2004), bem como a Análise Comparativa. Os resultados demonstraram que nos textos dos PPP dos cursos analisados na área de Ciência da Informação do Brasil e da Colômbia, embora com algumas diferenças locais, a mediação é abordada de forma indireta, como algo que perpassa toda a atividade dos profissionais da informação, mas não é abordada especificamente como campo de reflexão próprio. Quando esses currículos abordam e citam diretamente o termo, é mais vinculado aos aspectos práticos da profissão, incorporando a visão do mediador ser o facilitador entre a informação e o usuário, ao estilo Ortega y Gasset. Conclui-se que o conceito de mediação, embora possua potencial estratégico para criar modos alternativos de construção curricular, de atuação dos profissionais da informação, ainda se encontra pouco presente nos currículos analisados. Na ausência, ou na pouca clareza do conceito de mediação, o diálogo entre as áreas da informação no campo do currículo e mesmo nas práticas profissionais, numa perspectiva inter ou transdisciplinar, encontra dificuldades para se constituir evidenciando aspectos de sociedade e de ciência percebida pela Ciência da Informação.


Palavras-chave


Ciências da Informação; Mediação da Informação; Mediação da Cultura; Formação em Ciências da Informação; Currículo.

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