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Responsabilidade social bibliotecária: em busca da história e do delineamento do conceito para repensar os currículos
Marielle Moraes

Última alteração: 2019-03-31

Resumo


A Responsabilidade Social Empresarial não é uma discussão nova no âmbito dos negócios, pois remonta ao início do século XX, inicialmente nos Estados Unidos e, no final da década de 1960, na Europa, tendo se intensificado no Brasil a partir dos anos de 1990. No âmbito da Biblioteconomia, foram nos anos de 1920 que surgiram as preocupações sociais na área, principalmente, a partir do surgimento das bibliotecas públicas nos Estados Unidos. No entanto, foram durante os anos de 1960 e início de 1970, momento em que a sociedade estadunidense estava questionando muitos dos seus aspectos, que a comunidade bibliotecária também começou a examinar seus papeis e funções tradicionais na sociedade, dando origem a um movimento denominado de Young Turks, que tinha como uma de suas demandas que os bibliotecários fossem socialmente ativos. A partir deste contexto, que nos surgiu a seguinte questão: qual a responsabilidade social da Biblioteconomia? Como a Responsabilidade Social Bibliotecária pode auxiliar a repensar os currículos dos cursos de Biblioteconomia? A fim de responder este questionamento, como metodologia realizamos uma revisão de literatura sobre Responsabilidade Social, Responsabilidade Social e Bibliotecas, analisando o início dessa discussão na área da Biblioteconomia nos anos de 1920 até os anos de 1970, período em que surgiram fortes críticas ao conceito no âmbito da American Library Association e Responsabilidade Social na formação de bibliotecários a fim de buscar na literatura acerca dessas temáticas qual a responsabilidade social original da Biblioteconomia. Em seguida, discutimos como o conceito de Responsabilidade Social Bibliotecária poderá auxiliar na construção de currículos de Biblioteconomia que possibilite aos futuros profissionais a intervir profissionalmente no mundo social, articulando conhecimentos e práticas científicas, visando a uma sociedade onde a democracia e a justiça social seja cada vez mais perseguida. Para tanto, apoiamo-nos em autores como Ashley (2000), Torres (1986), Curley (1974), entre outros. Os resultados apontam que incialmente a responsabilidade social da Biblioteconomia estava voltada aos cuidados com o acervo, mas a partir das demandas da sociedade, bem como da própria profissão, os bibliotecários passaram a abordar cada vez mais os problemas sociais em seus espaços de discussões como os organismos de classe, como também passaram a atuar de forma socialmente responsável em seus espaços de trabalho. Além disso, os currículos de formação dos bibliotecários ainda carecem de elementos formativos que propicie aos estudantes, futuros profissionais, a atuarem de forma socialmente responsável na comunidade em que ele atuará. Conclui que a responsabilidade social primordial do bibliotecário é a democracia.


Palavras-chave


Responsabilidade Social; Responsabilidade Social Bibliotecária; Formação de Bibliotecários; Educação Bibliotecária.

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