Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos trabalhos submetidos ao XVIII ENANCIB será realizada a partir da Coordenação dos Coordenadores dos Grupos de Trabalho (GT) da ANCIB.

Os trabalhos serão avaliados a partir dos seguintes critérios:

  • Adequação da proposta ao GT;
  • Adequação à modalidade de apresentação (Oral ou Pôster);
  • Qualidade científica do trabalho;
  • Contribuição para a temática;
  • Pertinência do problema, do objeto e dos objetivos;
  • Pertinência e adequação das opções teóricas e metodológicas;
  • Coerência e profundidade da discussão científica;
  • Domínio da literatura pertinente;
  • Clareza e objetividade da apresentação dos resultados;
  • Adequação à linguagem científica;
  • Observância às normas e padrões de formatação e normalização segundo ABNT.

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem a conferência atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Programação

Local: Anfiteatro I – Unesp – Campus de Marília

 

DIA 21 DE AGOSTO DE 2018 (QUARTA-FEIRA)

08h00 – 09h00 – Novo Documento de Área da CAPES – Outras Informações / Coordenação PPGCI e Coordenadores de Linha do PPGCI

09h00 – 09h30 – Perguntas

09h30 – 10h30 – Palestra: “Centro Referencial de Propriedade Intelectual e Inovação em Ciência da Informação (CERPII)” / Palestrante: Profa. Dra. Rosângela Formentini Caldas (Unesp/Marília)

10h30 – 11h00 – Debates

11h00 – 11h15 – Coffee Break

11h30 – 12h30 – Bloco 1 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)

- Práticas de recuperação semântica de informações de emergência (Gustavo Marttos Cáceres Pereira; Leonardo Castro Botega)

- O design da informação como estratégia para comunicação em saúde: a utilização da informação visual no auxílio às famílias de crianças com microcefalia (Nandia Leticia Freitas Rodrigues; Maria José Vicentini Jorente)

- Diagnóstico de arquivos sobre a ótica holística: a construção de um modelo teórico prático para ambientes organizacionais (Maria Fabiana Izídio de Almeida; Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano)

- Sociedade da Informação: uma análise do acesso à informação entre a sociedade e o governo (Ricardo Costa Rossi; Sonia Maria Troitino Rodriguez)

12h30 – 14h30 – Almoço

14h30 – 15h30 – Bloco 2 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)

- Clarice Lispector na organização e representação do conhecimento: proposta de um modelo de leitura discursiva para textos narrativos de ficção do gênero conto (Larissa de Mello Lima; João Batista Ernesto de Moraes)

- Avaliação da ontologia criminal dirigida por humanos (Jordan Ferreira Saran; Leonardo Castro Botega)

- Gestão do conhecimento no âmbito das mídias sociais aplicado em instituições públicas de ensino superior (Everaldo Henrique dos Santos Barbosa; Cássia Regina Bassan de Moraes

- A concepção de documento na cultura da convergência: análise teórica sob a perspectiva da Ciência da Informação (Edmilson Alves dos Santos Júnior; Carlos Cândido de Almeida)

15h30 – 15h45 – Coffee Break

16h00 – 17h00 – Bloco 3 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)

- Legislação brasileira de acervo audiovisual de televisão universitária brasileira (Mariana Souza Guimarães; Telma Campanha de Carvalho Madio)

- Proposta epistemológica sobre o conceito de hibridez para bibliotecas (Rafaela Carolina da Silva; Rosângela Formentini Caldas)

- O design da informação nos ambientes e-Saúde: acesso, experiência e interação (Laís Alpi Landim; Maria José Vicentini Jorente)

- Sistemas de organização do conhecimento do campo dos estudos afro-brasileiros: análise, proposta e diretrizes (Graziela dos Santos Lima; Carlos Cândido de Almeida)

 

DIA 22 DE AGOSTO DE 2018 (QUINTA-FEIRA)

08h00 – 09h00 – Palestra: “Saúde Mental na Pós-Graduação” / Palestrante: Daniela Maria Maia Veríssimo (Psicóloga do CEREST-Marília e docente na UCA)

09h00 – 09h30 – Debates

09h30 – 10h30 – Bloco 4 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)

- Organização da informação em repositórios de fanfictions: subsídios teóricos para uma indexação participativa (Bruna Daniele de Oliveira Silva; Deise Maria Antonio Sabbag)

- Modelo de gestão do conhecimento baseado nas metodologias ativas de aprendizagem: um estudo comparativo em pequenas empresas do Brasil, Chile e Estados Unidos (Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos; Ieda Pelógia Martins Damian)

- Linguagens de indexação na representação documentária de livros em bibliotecas universitárias: observação com Protocolo Verbal Individual (Jéssica Beatriz Tolare; Mariângela Spot Lopes Fujita)

- Interfaces entre a Ciência da Informação e a inteligência artificial (Raphael Zanon Rodrigues; Leonardo Castro Botega)

10h30 – 10h45 – Coffee Break

11h00 – 12h00 – Bloco 5 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)

- Abordagem de fusão de informações semânticas de crime para a obtenção de projeções situacionais (Valdir Amancio Pereira Junior; Leonardo Castro Botega)

- Epistemologia social na organização do conhecimento: análise teórica dos fundamentos do paradigma social (Wilson Roberto Veronez Júnior; Carlos Cândido de Almeida)

- A cultura informacional e ambiente informacional na gestão escolar: um estudo com foco no combate à evasão na ETEC Paulo Guerreiro Franco em Vera Cruz, estado de São Paulo (Janaína Kelly de Jesus Nobre; Luana Maia Woida)

- A produção documental científica em laboratórios de pesquisa universitários na área de física (Caio Fabio Moreira Gonçalves; Maria Leandra Bizello)

12h00 – 14h00 – Almoço

14h00 – 15h00 – Bloco 6 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)

- Interoperabilidade em provedores de dados e provedores de serviços: uma análise dos padrões de metadados bibliográficos e dos protocolos OAI-PMH e OAI-ORE (Bruna Maria Campos da Cunha; Rachel Cristina Vesu Alves)

- As mídias sociais como ambientes de sociabilidade e ativismo das pessoas trans (Jean Fernandes Brito; Daniel Martinez-Ávila)

- A discussão científica acerca da mediação cultural perante diferentes formatos de bibliotecas (Beatriz Andreotti dos Santos; Tamara de Souza Brandão Guaraldo)

15h00 – 15h15 – Coffee-Break

15h30 – 18h00 – Minicursos (Parte 1)

- Lab-6 das 15h30 às 18h00: Tudo o que precisa saber sobre o ORCID ID como identificador de pesquisadores (Paloma Marín Arraiza)

- Sala 51 (PatDd) das 15h30 às 18h00: Escrita acadêmica em língua inglesa (Laís Alpi Landim)

- Lab-4 das 16h30 às 18h00: CVLattes - como criar e manter atualizado (Eduardo Graziosi Silva)

- Lab-7 das 16h30 às 18h00:  Plano de gestão de dados: instruções para a elaboração (Elizabete Cristina Souza de Aguiar Monteiro)

 

DIA 23 DE AGOSTO DE 2018 (SEXTA-FEIRA)

08h00 – 09h00 – Palestra: “Da Comunicação à Ciência da Informação - exvotos, folkcomunicação e cibercultura” / Palestrante: José Cláudio Alves de Oliveira (UFBA)

09h00 – 9h30 – Debates

9h30 – 9h45 – Coffee Break

10h00 – 12h00 – Relato de Experiência de Egressos do PPGCI

Palestrantes:

- Elvis Fusco – Linha 1

- Paula Regina Dal'Evedove – Linha 2

- Elaine da Silva – Linha 3

12h00 – 14h00 – Almoço

14h00 – 15h00 – Sextas da Pós

University of Illinois at Urbana-Champaign / Liliana Giusti Serra (CAPES/PDSE)

15h00 – 15h30 – Debates

15h30 – 15h45 – Coffee-Break

16h00 – 16h30 – Balanço Geral e Encerramento

Coordenação do Fórum

16h30 – 18h00 – Minicursos (Parte 2)

- Lab-6 das 15h30 às 18h00: Tudo o que precisa saber sobre o ORCID ID como identificador de pesquisadores (Paloma Marín Arraiza)

- Sala 51 (PatDd) das 15h30 às 18h00: Escrita acadêmica em língua inglesa (Laís Alpi Landim)

- Lab-4 das 16h30 às 18h00: CVLattes - como criar e manter atualizado (Eduardo Graziosi Silva)

- Lab-7 das 16h30 às 18h00:  Plano de gestão de dados: instruções para a elaboração (Elizabete Cristina Souza de Aguiar Monteiro)

 

Diretrizes para Autores

Os discentes do PPGCI Unesp devem enviar resumo expandido, contemplando o projeto que está sendo desenvolvido no âmbito de suas teses ou dissertações. Assim, cada discente somente pode enviar um único resumo, sendo o aluno o primeiro autor e o orientador o segundo autor.

O resumo expandido não pode ter mais que 3 páginas, contemplando os seguintes itens:

-Introdução;

-Procedimento Metodológicos;

-Resultados Parciais ou Finais;

-Considerações Parciais ou Finais;

- Referências.

O trabalho deve seguir o template.

Há uma única modalidade de apresentação que é Apresentação Oral, e o autor deverá indicar ao submeter o trabalho a qual Linha de Pesquisa o seu projeto está vinculado.

Os trabalhos submetidos serão apresentados entre os dias 21 a 23 de agosto de 2019. Cada apresentação deverá ter no máximo 10 minutos e, posteriormente, será publicado o caderno de resumos dos projetos apresentados.

 

Minicursos

DIA 22 DE AGOSTO DE 2018 (QUINTA-FEIRA)

15h30 – 18h00 – Minicursos (Parte 1)

- Lab-6 das 15h30 às 18h00: Tudo o que precisa saber sobre o ORCID ID como identificador de pesquisadores (Paloma Marín Arraiza)

- Sala 51 (PatDd) das 15h30 às 18h00: Escrita acadêmica em língua inglesa (Laís Alpi Landim)

- Lab-4 das 16h30 às 18h00: CVLattes - como criar e manter atualizado (Eduardo Graziosi Silva)

- Lab-7 das 16h30 às 18h00:  Plano de gestão de dados: instruções para a elaboração (Elizabete Cristina Souza de Aguiar Monteiro)

 

DIA 23 DE AGOSTO DE 2018 (SEXTA-FEIRA)

- Lab-6 das 15h30 às 18h00: Tudo o que precisa saber sobre o ORCID ID como identificador de pesquisadores (Paloma Marín Arraiza)

- Sala 51 (PatDd) das 15h30 às 18h00: Escrita acadêmica em língua inglesa (Laís Alpi Landim)

- Lab-4 das 16h30 às 18h00: CVLattes - como criar e manter atualizado (Eduardo Graziosi Silva)

- Lab-7 das 16h30 às 18h00:  Plano de gestão de dados: instruções para a elaboração (Elizabete Cristina Souza de Aguiar Monteiro)



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Promoção: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Unesp

Apoio: Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp