- » Processo de Avaliação pelos Pares
- » Política de Acesso às Edições Anteriores
- » Programação
- » Diretrizes para Autores
- » Minicursos
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos submetidos para serem apresentados na forma de comunicação ou poster serão selecionados segundo os critérios de relevância, originalidade e pertinência ao tema do encontro. Eles também serão avaliados em concordância com os critérios de adequação às normas acadêmicas, exposição clara dos objetivos, dos problema e das hipóteses.
Cada pesquisador poderá submeter no máximo dois trabalhos. Apenas um deles pode ser coletivo.
Política de Acesso às Edições Anteriores
As apresentações que compõem a conferência atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.
Programação
Local: Anfiteatro I – Unesp – Campus de Marília
DIA 21 DE AGOSTO DE 2018 (QUARTA-FEIRA)
08h00 – 09h00 – Novo Documento de Área da CAPES – Outras Informações / Coordenação PPGCI e Coordenadores de Linha do PPGCI
09h00 – 09h30 – Perguntas
09h30 – 10h30 – Palestra: “Centro Referencial de Propriedade Intelectual e Inovação em Ciência da Informação (CERPII)” / Palestrante: Profa. Dra. Rosângela Formentini Caldas (Unesp/Marília)
10h30 – 11h00 – Debates
11h00 – 11h15 – Coffee Break
11h30 – 12h30 – Bloco 1 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)
- Práticas de recuperação semântica de informações de emergência (Gustavo Marttos Cáceres Pereira; Leonardo Castro Botega)
- O design da informação como estratégia para comunicação em saúde: a utilização da informação visual no auxílio às famílias de crianças com microcefalia (Nandia Leticia Freitas Rodrigues; Maria José Vicentini Jorente)
- Diagnóstico de arquivos sobre a ótica holística: a construção de um modelo teórico prático para ambientes organizacionais (Maria Fabiana Izídio de Almeida; Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano)
- Sociedade da Informação: uma análise do acesso à informação entre a sociedade e o governo (Ricardo Costa Rossi; Sonia Maria Troitino Rodriguez)
12h30 – 14h30 – Almoço
14h30 – 15h30 – Bloco 2 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)
- Clarice Lispector na organização e representação do conhecimento: proposta de um modelo de leitura discursiva para textos narrativos de ficção do gênero conto (Larissa de Mello Lima; João Batista Ernesto de Moraes)
- Avaliação da ontologia criminal dirigida por humanos (Jordan Ferreira Saran; Leonardo Castro Botega)
- Gestão do conhecimento no âmbito das mídias sociais aplicado em instituições públicas de ensino superior (Everaldo Henrique dos Santos Barbosa; Cássia Regina Bassan de Moraes
- A concepção de documento na cultura da convergência: análise teórica sob a perspectiva da Ciência da Informação (Edmilson Alves dos Santos Júnior; Carlos Cândido de Almeida)
15h30 – 15h45 – Coffee Break
16h00 – 17h00 – Bloco 3 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)
- Legislação brasileira de acervo audiovisual de televisão universitária brasileira (Mariana Souza Guimarães; Telma Campanha de Carvalho Madio)
- Proposta epistemológica sobre o conceito de hibridez para bibliotecas (Rafaela Carolina da Silva; Rosângela Formentini Caldas)
- O design da informação nos ambientes e-Saúde: acesso, experiência e interação (Laís Alpi Landim; Maria José Vicentini Jorente)
- Sistemas de organização do conhecimento do campo dos estudos afro-brasileiros: análise, proposta e diretrizes (Graziela dos Santos Lima; Carlos Cândido de Almeida)
DIA 22 DE AGOSTO DE 2018 (QUINTA-FEIRA)
08h00 – 09h00 – Palestra: “Saúde Mental na Pós-Graduação” / Palestrante: Daniela Maria Maia Veríssimo (Psicóloga do CEREST-Marília e docente na UCA)
09h00 – 09h30 – Debates
09h30 – 10h30 – Bloco 4 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)
- Organização da informação em repositórios de fanfictions: subsídios teóricos para uma indexação participativa (Bruna Daniele de Oliveira Silva; Deise Maria Antonio Sabbag)
- Modelo de gestão do conhecimento baseado nas metodologias ativas de aprendizagem: um estudo comparativo em pequenas empresas do Brasil, Chile e Estados Unidos (Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos; Ieda Pelógia Martins Damian)
- Linguagens de indexação na representação documentária de livros em bibliotecas universitárias: observação com Protocolo Verbal Individual (Jéssica Beatriz Tolare; Mariângela Spot Lopes Fujita)
- Interfaces entre a Ciência da Informação e a inteligência artificial (Raphael Zanon Rodrigues; Leonardo Castro Botega)
10h30 – 10h45 – Coffee Break
11h00 – 12h00 – Bloco 5 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)
- Abordagem de fusão de informações semânticas de crime para a obtenção de projeções situacionais (Valdir Amancio Pereira Junior; Leonardo Castro Botega)
- Epistemologia social na organização do conhecimento: análise teórica dos fundamentos do paradigma social (Wilson Roberto Veronez Júnior; Carlos Cândido de Almeida)
- A cultura informacional e ambiente informacional na gestão escolar: um estudo com foco no combate à evasão na ETEC Paulo Guerreiro Franco em Vera Cruz, estado de São Paulo (Janaína Kelly de Jesus Nobre; Luana Maia Woida)
- A produção documental científica em laboratórios de pesquisa universitários na área de física (Caio Fabio Moreira Gonçalves; Maria Leandra Bizello)
12h00 – 14h00 – Almoço
14h00 – 15h00 – Bloco 6 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)
- Interoperabilidade em provedores de dados e provedores de serviços: uma análise dos padrões de metadados bibliográficos e dos protocolos OAI-PMH e OAI-ORE (Bruna Maria Campos da Cunha; Rachel Cristina Vesu Alves)
- As mídias sociais como ambientes de sociabilidade e ativismo das pessoas trans (Jean Fernandes Brito; Daniel Martinez-Ávila)
- A discussão científica acerca da mediação cultural perante diferentes formatos de bibliotecas (Beatriz Andreotti dos Santos; Tamara de Souza Brandão Guaraldo)
15h00 – 15h15 – Coffee-Break
15h30 – 18h00 – Minicursos (Parte 1)
- Lab-6 das 15h30 às 18h00: Tudo o que precisa saber sobre o ORCID ID como identificador de pesquisadores (Paloma Marín Arraiza)
- Sala 51 (PatDd) das 15h30 às 18h00: Escrita acadêmica em língua inglesa (Laís Alpi Landim)
- Lab-4 das 16h30 às 18h00: CVLattes - como criar e manter atualizado (Eduardo Graziosi Silva)
- Lab-7 das 16h30 às 18h00: Plano de gestão de dados: instruções para a elaboração (Elizabete Cristina Souza de Aguiar Monteiro)
DIA 23 DE AGOSTO DE 2018 (SEXTA-FEIRA)
08h00 – 09h00 – Palestra: “Da Comunicação à Ciência da Informação - exvotos, folkcomunicação e cibercultura” / Palestrante: José Cláudio Alves de Oliveira (UFBA)
09h00 – 9h30 – Debates
9h30 – 9h45 – Coffee Break
10h00 – 12h00 – Relato de Experiência de Egressos do PPGCI
Palestrantes:
- Elvis Fusco – Linha 1
- Paula Regina Dal'Evedove – Linha 2
- Elaine da Silva – Linha 3
12h00 – 14h00 – Almoço
14h00 – 15h00 – Sextas da Pós
University of Illinois at Urbana-Champaign / Liliana Giusti Serra (CAPES/PDSE)
15h00 – 15h30 – Debates
15h30 – 15h45 – Coffee-Break
16h00 – 16h30 – Balanço Geral e Encerramento
Coordenação do Fórum
16h30 – 18h00 – Minicursos (Parte 2)
- Lab-6 das 15h30 às 18h00: Tudo o que precisa saber sobre o ORCID ID como identificador de pesquisadores (Paloma Marín Arraiza)
- Sala 51 (PatDd) das 15h30 às 18h00: Escrita acadêmica em língua inglesa (Laís Alpi Landim)
- Lab-4 das 16h30 às 18h00: CVLattes - como criar e manter atualizado (Eduardo Graziosi Silva)
- Lab-7 das 16h30 às 18h00: Plano de gestão de dados: instruções para a elaboração (Elizabete Cristina Souza de Aguiar Monteiro)
Diretrizes para Autores
Os discentes do PPGCI Unesp devem enviar resumo expandido, contemplando o projeto que está sendo desenvolvido no âmbito de suas teses ou dissertações. Assim, cada discente somente pode enviar um único resumo, sendo o aluno o primeiro autor e o orientador o segundo autor.
O resumo expandido não pode ter mais que 3 páginas, contemplando os seguintes itens:
-Introdução;
-Procedimento Metodológicos;
-Resultados Parciais ou Finais;
-Considerações Parciais ou Finais;
- Referências.
O trabalho deve seguir o template.
Há uma única modalidade de apresentação que é Apresentação Oral, e o autor deverá indicar ao submeter o trabalho a qual Linha de Pesquisa o seu projeto está vinculado.
Os trabalhos submetidos serão apresentados entre os dias 21 a 23 de agosto de 2019. Cada apresentação deverá ter no máximo 10 minutos e, posteriormente, será publicado o caderno de resumos dos projetos apresentados.
Minicursos
DIA 22 DE AGOSTO DE 2018 (QUINTA-FEIRA)
15h30 – 18h00 – Minicursos (Parte 1)
- Lab-6 das 15h30 às 18h00: Tudo o que precisa saber sobre o ORCID ID como identificador de pesquisadores (Paloma Marín Arraiza)
- Sala 51 (PatDd) das 15h30 às 18h00: Escrita acadêmica em língua inglesa (Laís Alpi Landim)
- Lab-4 das 16h30 às 18h00: CVLattes - como criar e manter atualizado (Eduardo Graziosi Silva)
- Lab-7 das 16h30 às 18h00: Plano de gestão de dados: instruções para a elaboração (Elizabete Cristina Souza de Aguiar Monteiro)
DIA 23 DE AGOSTO DE 2018 (SEXTA-FEIRA)
- Lab-6 das 15h30 às 18h00: Tudo o que precisa saber sobre o ORCID ID como identificador de pesquisadores (Paloma Marín Arraiza)
- Sala 51 (PatDd) das 15h30 às 18h00: Escrita acadêmica em língua inglesa (Laís Alpi Landim)
- Lab-4 das 16h30 às 18h00: CVLattes - como criar e manter atualizado (Eduardo Graziosi Silva)
- Lab-7 das 16h30 às 18h00: Plano de gestão de dados: instruções para a elaboração (Elizabete Cristina Souza de Aguiar Monteiro)
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Promoção: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Unesp
Apoio: Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp