Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

Os resumos expandidos submetidos ao II Fórum devem obrigatoriamente ser enviados aos orientadores antes da submissão.

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem a conferência atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Programação

Local: Anfiteatro I – Unesp – Campus de Marília

 

DIA 21 DE AGOSTO DE 2018 (QUARTA-FEIRA)

08h00 – 09h00 – Novo Documento de Área da CAPES – Outras Informações / Coordenação PPGCI e Coordenadores de Linha do PPGCI

09h00 – 09h30 – Perguntas

09h30 – 10h30 – Palestra: “Centro Referencial de Propriedade Intelectual e Inovação em Ciência da Informação (CERPII)” / Palestrante: Profa. Dra. Rosângela Formentini Caldas (Unesp/Marília)

10h30 – 11h00 – Debates

11h00 – 11h15 – Coffee Break

11h30 – 12h30 – Bloco 1 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)

- Práticas de recuperação semântica de informações de emergência (Gustavo Marttos Cáceres Pereira; Leonardo Castro Botega)

- O design da informação como estratégia para comunicação em saúde: a utilização da informação visual no auxílio às famílias de crianças com microcefalia (Nandia Leticia Freitas Rodrigues; Maria José Vicentini Jorente)

- Diagnóstico de arquivos sobre a ótica holística: a construção de um modelo teórico prático para ambientes organizacionais (Maria Fabiana Izídio de Almeida; Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano)

- Sociedade da Informação: uma análise do acesso à informação entre a sociedade e o governo (Ricardo Costa Rossi; Sonia Maria Troitino Rodriguez)

12h30 – 14h30 – Almoço

14h30 – 15h30 – Bloco 2 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)

- Clarice Lispector na organização e representação do conhecimento: proposta de um modelo de leitura discursiva para textos narrativos de ficção do gênero conto (Larissa de Mello Lima; João Batista Ernesto de Moraes)

- Avaliação da ontologia criminal dirigida por humanos (Jordan Ferreira Saran; Leonardo Castro Botega)

- Gestão do conhecimento no âmbito das mídias sociais aplicado em instituições públicas de ensino superior (Everaldo Henrique dos Santos Barbosa; Cássia Regina Bassan de Moraes

- A concepção de documento na cultura da convergência: análise teórica sob a perspectiva da Ciência da Informação (Edmilson Alves dos Santos Júnior; Carlos Cândido de Almeida)

15h30 – 15h45 – Coffee Break

16h00 – 17h00 – Bloco 3 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)

- Legislação brasileira de acervo audiovisual de televisão universitária brasileira (Mariana Souza Guimarães; Telma Campanha de Carvalho Madio)

- Proposta epistemológica sobre o conceito de hibridez para bibliotecas (Rafaela Carolina da Silva; Rosângela Formentini Caldas)

- O design da informação nos ambientes e-Saúde: acesso, experiência e interação (Laís Alpi Landim; Maria José Vicentini Jorente)

- Sistemas de organização do conhecimento do campo dos estudos afro-brasileiros: análise, proposta e diretrizes (Graziela dos Santos Lima; Carlos Cândido de Almeida)

 

DIA 22 DE AGOSTO DE 2018 (QUINTA-FEIRA)

08h00 – 09h00 – Palestra: “Saúde Mental na Pós-Graduação” / Palestrante: Daniela Maria Maia Veríssimo (Psicóloga do CEREST-Marília e docente na UCA)

09h00 – 09h30 – Debates

09h30 – 10h30 – Bloco 4 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)

- Organização da informação em repositórios de fanfictions: subsídios teóricos para uma indexação participativa (Bruna Daniele de Oliveira Silva; Deise Maria Antonio Sabbag)

- Modelo de gestão do conhecimento baseado nas metodologias ativas de aprendizagem: um estudo comparativo em pequenas empresas do Brasil, Chile e Estados Unidos (Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos; Ieda Pelógia Martins Damian)

- Linguagens de indexação na representação documentária de livros em bibliotecas universitárias: observação com Protocolo Verbal Individual (Jéssica Beatriz Tolare; Mariângela Spot Lopes Fujita)

- Interfaces entre a Ciência da Informação e a inteligência artificial (Raphael Zanon Rodrigues; Leonardo Castro Botega)

10h30 – 10h45 – Coffee Break

11h00 – 12h00 – Bloco 5 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)

- Abordagem de fusão de informações semânticas de crime para a obtenção de projeções situacionais (Valdir Amancio Pereira Junior; Leonardo Castro Botega)

- Epistemologia social na organização do conhecimento: análise teórica dos fundamentos do paradigma social (Wilson Roberto Veronez Júnior; Carlos Cândido de Almeida)

- A cultura informacional e ambiente informacional na gestão escolar: um estudo com foco no combate à evasão na ETEC Paulo Guerreiro Franco em Vera Cruz, estado de São Paulo (Janaína Kelly de Jesus Nobre; Luana Maia Woida)

- A produção documental científica em laboratórios de pesquisa universitários na área de física (Caio Fabio Moreira Gonçalves; Maria Leandra Bizello)

12h00 – 14h00 – Almoço

14h00 – 15h00 – Bloco 6 - Apresentação de Pesquisas em Andamento (Cada trabalho terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos para perguntas/debates)

- Interoperabilidade em provedores de dados e provedores de serviços: uma análise dos padrões de metadados bibliográficos e dos protocolos OAI-PMH e OAI-ORE (Bruna Maria Campos da Cunha; Rachel Cristina Vesu Alves)

- As mídias sociais como ambientes de sociabilidade e ativismo das pessoas trans (Jean Fernandes Brito; Daniel Martinez-Ávila)

- A discussão científica acerca da mediação cultural perante diferentes formatos de bibliotecas (Beatriz Andreotti dos Santos; Tamara de Souza Brandão Guaraldo)

15h00 – 15h15 – Coffee-Break

15h30 – 18h00 – Minicursos (Parte 1)

- Lab-6 das 15h30 às 18h00: Tudo o que precisa saber sobre o ORCID ID como identificador de pesquisadores (Paloma Marín Arraiza)

- Sala 51 (PatDd) das 15h30 às 18h00: Escrita acadêmica em língua inglesa (Laís Alpi Landim)

- Lab-4 das 16h30 às 18h00: CVLattes - como criar e manter atualizado (Eduardo Graziosi Silva)

- Lab-7 das 16h30 às 18h00:  Plano de gestão de dados: instruções para a elaboração (Elizabete Cristina Souza de Aguiar Monteiro)

 

DIA 23 DE AGOSTO DE 2018 (SEXTA-FEIRA)

08h00 – 09h00 – Palestra: “Da Comunicação à Ciência da Informação - exvotos, folkcomunicação e cibercultura” / Palestrante: José Cláudio Alves de Oliveira (UFBA)

09h00 – 9h30 – Debates

9h30 – 9h45 – Coffee Break

10h00 – 12h00 – Relato de Experiência de Egressos do PPGCI

Palestrantes:

- Elvis Fusco – Linha 1

- Paula Regina Dal'Evedove – Linha 2

- Elaine da Silva – Linha 3

12h00 – 14h00 – Almoço

14h00 – 15h00 – Sextas da Pós

University of Illinois at Urbana-Champaign / Liliana Giusti Serra (CAPES/PDSE)

15h00 – 15h30 – Debates

15h30 – 15h45 – Coffee-Break

16h00 – 16h30 – Balanço Geral e Encerramento

Coordenação do Fórum

16h30 – 18h00 – Minicursos (Parte 2)

- Lab-6 das 15h30 às 18h00: Tudo o que precisa saber sobre o ORCID ID como identificador de pesquisadores (Paloma Marín Arraiza)

- Sala 51 (PatDd) das 15h30 às 18h00: Escrita acadêmica em língua inglesa (Laís Alpi Landim)

- Lab-4 das 16h30 às 18h00: CVLattes - como criar e manter atualizado (Eduardo Graziosi Silva)

- Lab-7 das 16h30 às 18h00:  Plano de gestão de dados: instruções para a elaboração (Elizabete Cristina Souza de Aguiar Monteiro)

 

Diretrizes para Autores

Os discentes do PPGCI Unesp devem enviar resumo expandido, contemplando o projeto que está sendo desenvolvido no âmbito de suas teses ou dissertações. Assim, cada discente somente pode enviar um único resumo, sendo o aluno o primeiro autor e o orientador o segundo autor.

O resumo expandido não pode ter mais que 3 páginas, contemplando os seguintes itens:

-Introdução;

-Procedimento Metodológicos;

-Resultados Parciais ou Finais;

-Considerações Parciais ou Finais;

- Referências.

O trabalho deve seguir o template.

Há uma única modalidade de apresentação que é Apresentação Oral, e o autor deverá indicar ao submeter o trabalho a qual Linha de Pesquisa o seu projeto está vinculado.

Os trabalhos submetidos serão apresentados entre os dias 21 a 23 de agosto de 2019. Cada apresentação deverá ter no máximo 10 minutos e, posteriormente, será publicado o caderno de resumos dos projetos apresentados.

 

Minicursos

DIA 22 DE AGOSTO DE 2018 (QUINTA-FEIRA)

15h30 – 18h00 – Minicursos (Parte 1)

- Lab-6 das 15h30 às 18h00: Tudo o que precisa saber sobre o ORCID ID como identificador de pesquisadores (Paloma Marín Arraiza)

- Sala 51 (PatDd) das 15h30 às 18h00: Escrita acadêmica em língua inglesa (Laís Alpi Landim)

- Lab-4 das 16h30 às 18h00: CVLattes - como criar e manter atualizado (Eduardo Graziosi Silva)

- Lab-7 das 16h30 às 18h00:  Plano de gestão de dados: instruções para a elaboração (Elizabete Cristina Souza de Aguiar Monteiro)

 

DIA 23 DE AGOSTO DE 2018 (SEXTA-FEIRA)

- Lab-6 das 15h30 às 18h00: Tudo o que precisa saber sobre o ORCID ID como identificador de pesquisadores (Paloma Marín Arraiza)

- Sala 51 (PatDd) das 15h30 às 18h00: Escrita acadêmica em língua inglesa (Laís Alpi Landim)

- Lab-4 das 16h30 às 18h00: CVLattes - como criar e manter atualizado (Eduardo Graziosi Silva)

- Lab-7 das 16h30 às 18h00:  Plano de gestão de dados: instruções para a elaboração (Elizabete Cristina Souza de Aguiar Monteiro)



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Promoção: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Unesp

Apoio: Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp