Última alteração: 2018-03-11
Resumo
O estudo apresenta pesquisa em curso no mestrado profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro onde se destaca o atendimento à pessoa com deficiência nas bibliotecas da Universidade Federal Fluminense com o apoio de tecnologia assistiva. Objetiva elaborar um protocolo a partir de um levantamento conceitual bibliográfico de orientações e diretrizes para evitar barreiras atitudinais no atendimento ao usuário com deficiência. A metodologia é exploratória e se apoia em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O universo da pesquisa são as diretrizes e recomendações de modelos de protocolo de atendimento em bibliotecas universitárias. Destaca alguns conceitos presentes na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência como o de deficiência, o de barreira e o de tecnologia assistiva. Apresenta a Divisão de acessibilidade da Universidade Federal Fluminense. Evidencia as recomendações da Federação Internacional de Associações de Bibliotecas e Instituições (IFLA) para o atendimento as pessoas com deficiência e a importância do desenvolvimento das habilidades do profissional através de treinamento constante. Conclui sobre a necessidade de o profissional bibliotecário estar disposto a remover barreiras, principalmente as atitudinais, e ser competente nas funções, para o que necessita aprimorar as competências e ter recursos à disposição, como capacitações e protocolos.