Última alteração: 2017-10-29
Resumo
Apresenta um estudo de caso realizado na biblioteca do Hospital Universitário de Londrina no qual teve como objetivo analisar como as bibliotecas universitárias inovam e de que forma os usuários são incluídos nesse processo de inovação. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no qual o objetivo era identificar quais os processos e abordagens de inovação as bibliotecas utilizam para desenvolver novos serviços. Em uma segunda fase, um estudo de caso foi realizado utilizando a abordagem proposta pelo Design Thinking para entender de que forma as bibliotecas inovam bem como envolvem os seus usuários nesse processo. O estudo identificou que a abordagem proposta pelo Design Thinking aponta que as ideias de melhoria ou criação de um novo serviço sejam geradas em conjunto. O mais importante é focar no pensamento integrativo, ou seja, a capacidade de tomar decisões que contemplem lados aparentemente “opostos”, que em se tratando das bibliotecas universitárias, os opostos serão - bibliotecário e usuário. Os resultados mostram que a contribuição do Design Thinking para a inovação dos serviços das bibliotecas tem se tornado uma poderosa ferramenta de melhoria dos serviços oferecidos. Isso se justifica uma vez que os usuários estão no centro do processo de inovação, sendo as suas necessidades evidenciadas quando do início do processo.