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OS DESAFIOS DA ADOÇÃO DE E-BOOKS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
Gisela da Cruz Ferreira, Cládice Nóbile Diniz

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


O objetivo deste estudo é discutir sobre as barreiras mais encontradas por usuários de bibliotecas universitárias para acessar e usar e-books. Seu resultado visa, entre outros, a contribuir com pesquisa de mestrado profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sobre o tema, visando aumentar a consciência dos desafios associados ao licenciamento e administração dos e-books. A metodologia foi qualitativa, de tipo descritivo-exploratória, apoiada em pesquisa bibliográfica a partir das palavras chave “e-book”, “livro eletrônico”, “livro digital”. Os dados coletados foram tratados por método qualitativo. Como resultado obteve que editores, fornecedores e agregadores de conteúdo influenciam na adoção de e-books pelas bibliotecas universitárias. A disponibilização e o uso destes recursos estão ligados aos modelos de negócios praticados. Entre as barreiras à adoção de e-books no Brasil destacam a exclusão digital e a predominância do conteúdo em língua inglesa. Conclui que para fazer frente a esses desafios e estimular o uso de e-books em bibliotecas universitárias, os bibliotecários precisam formular estratégias para o desenvolvimento de coleções de e-books; trabalhar em conjunto com o corpo docente, buscar novos modelos de negócios e ampliar os programas de capacitação de usuários, de modo a ampliar o público que pode se interessar pelo conteúdo digital.

Palavras-chave


E-books; Bibliotecas Universitárias; Gestão de acervos

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