Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DE CENÁRIOS PROSPECTIVOS PARA O MERCADO EDITORIAL DO LIVRO DIGITAL NO BRASIL
Janiele Moura Lopes dos Santos, Wagner Junqueira de Araújo

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


É evidente a função do mercado editorial quanto à produção de livros, sendo este um suporte informacional tradicional para a sociedade. Percebe-se que este mercado tem passado por mudanças significativas em suas formas de produção ao agregar o formato digital as suas publicações. Esta pesquisa estudou o mercado editorial nacional do livro com foco nas editoras que produzem livros digitais, com o objetivo de construir cenários prospectivos para o mercado de livros digitais no Brasil. Para tanto, identificou-se as variáveis-chave e os atores do mercado do livro digital, analisou suas respectivas interações e elaboraram-se os cenários prospectivos para o mercado editorial nacional do livro digital. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e bibliográfica, de abordagem quali-quanti. Para coleta e análise dos dados, utilizou-se como suporte os princípios e ferramentas indicadas na metodologia de cenário de Michel Godet. Os resultados indicaram que as variáveis mais influentes no mercado editorial são as externas: cultura, economia e legislação e que os atores que exercem maior influência sobre este mercado também são externos: leitores, governo, escola e biblioteca. Com base nos dados gerados com o uso de software específicos da metodologia de cenários de Godet para o tratamento de variáveis e atores, foram construídos três cenários prospectivos para o mercado editorial nacional do livro digital, sendo estes: um cenário provável, um cenário otimista e um cenário pessimista ou de crise como recomendado pela metodologia. Evidenciou-se que as editoras apresentam boas perspectivas com relação ao mercado do livro digital, porém não acreditam que no futuro a venda do livro digital venha a se equiparar ou até mesmo superar o livro impresso.

 


Palavras-chave


Gestão da Informação e do Conhecimento; Informação Estratégica; Mercado Editorial; Livro Digital; Cenários Prospectivos.

Texto completo: PDF