Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS INFORMACIONAIS: ENSINO E PESQUISA
Adriana Bogliolo Sirihal Duarte

Última alteração: 2017-09-15

Resumo


O debate entre os conceitos de comportamento informacional e práticas informacionais não é recente. Em 2007 Savolainen apresenta esses termos em um artigo tratando-os como conceitos guarda-chuva para distinguir diferentes abordagens de estudos de como as pessoas lidam com a informação. Segundo o autor não são apenas diferenças terminológicas, mas principalmente diferenças epistemológicas e metodológicas: enquanto o conceito de comportamento informacional baseia-se no ponto de vista cognitivo, o de práticas informacionais fundamenta-se na ideia do construcionismo social. Desde esta época, o grupo de pesquisas Estudos em Práticas Informacionais e Cultura vem se consolidando e promovendo, nacionalmente, um conjunto de pesquisas que busca privilegiar o olhar das práticas informacionais. Muitas vezes, no entanto, percebe-se que a diferença entre as abordagens cognitiva e social ainda não está suficientemente clara para os estudiosos da área. O propósito do presente artigo é, portanto, apresentar didaticamente e de modo ilustrado (exemplificado através de um filme, estratégia bem sucedida adotada em turmas de pós-graduação), a distinção entre comportamento informacional e práticas informacionais para, em seguida, descrever algumas pesquisas de práticas informacionais desenvolvidas pelo grupo de pesquisas que evidenciem os principais aspectos conceituais apresentados. Trata-se, pois, de um relato de experiência descrevendo como o conceito de práticas informacionais é ensinado em sala de aula e expondo as principais pesquisas desenvolvidas nos últimos dez anos por um grupo de investigadores que se debruça sobre a temática.


Palavras-chave


Práticas Informacionais; Construcionismo Social; Estudos de Usuários

Texto completo: PDF