Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
O ACERVO DE LIVROS DIDÁTICOS COMO POSSIBILIDADES DE PESQUISA, HISTÓRIA E MEMÓRIA(S) ESCOLARES.
Gisela Eggert Steindel, Marcia Silveira Kroeff

Última alteração: 2018-03-11

Resumo


Pesquisa em andamento iniciada em 2012 objetiva, realizar um mapeamento de acervos de livros didáticos abrigados nas instituições escolares da Rede Estadual de Ensino circunscritas ao município de Florianópolis, integrante da 18° Secretaria Regional do governo de Santa Catarina, calcada na seguinte questão: Os acervos de livros didáticos existentes nas bibliotecas escolares estaduais localizadas no município de Florianópolis revelam, de algum modo, possibilidades de fonte pesquisa, história e memória(s) para os campos da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação? Ancorada nos estudos da História Cultural, na perspectiva de representação calcada em Roger Chartier, este trabalho lança mão de diferentes metodologias como a pesquisa bibliográfica quanti-qualitativa da produção científica brasileira relativa ao livro/acervo didático na área da Biblioteconomia, da Ciência da Informação e da Educação, entre 2000 e 2012. Trata-se de uma pesquisa descritiva no sentido de apresentar os livros didáticos no que tange à sua imprensa, à materialidade e à imagem fotográfica dos elementos capa e folha de rosto (anverso + verso) como recursos para compreender uma representação do acervo de livros didáticos. A pesquisa intenta provocar diálogos teóricos e metodológicos entre os campos da Biblioteconomia, da Ciência da Informação e da Educação; apreender práticas relacionadas com a formação e o desenvolvimento de acervos de livros didáticos; identificar fontes de pesquisa potenciais para a Biblioteconomia, a Ciência da Informação e a Educação; e reconhecer os acervos de livros didáticos como parte da memória destas bibliotecas e instituições escolares. A partir do seu percurso, os resultados podem ser computados como uma oportunidade de formação científica; uma produção científica acerca do livro didático como fonte de pesquisa, história e memória(s) no que tange aos campos de investigação envolvidos – Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação.

Palavras-chave


Livro Didático; informação e memória.

Texto completo: PDF