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PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA E AS INSTITUIÇÕES DE FOMENTO A PESQUISA
Última alteração: 2017-10-12
Resumo
A produção científica, cultural, artística ou tecnológica é um dos critérios de avaliação in loco que a comissão avaliadora de curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira realiza. A plataforma de Currículo Lattes é adotada pela maioria das instituições de pesquisa, fomento e universidades do Brasil. Partindo desse princípio, questiona-se: de que forma seria possível quantificar as produções científicas de pesquisadores que disponibilizam as suas produções acadêmicas na plataforma Lattes? A pesquisa possui como objetivo geral propor um modelo no fluxo da organização da informação científica de forma que seja possível realizar mapeamento quantitativo da produção científica brasileira junto a plataforma Lattes. Além disso, busca demonstrar por meio de pesquisa quantitativa a dificuldade em quantificar a produção científica brasileira. Foi possível verificar uma variação entre os anos de 2013 e 2014 referente ao quantitativo de periódicos, esses, totalizam 156 ou 0,36% novos periódicos em um universo de mais de 44 mil revistas científicas. Para elaboração da pesquisa, foram utilizados dissertação, livros e artigos científicos de bases de dados como SCIELO e Google Acadêmico que serviram como suporte teórico e embasamento para os resultados e discussões da pesquisa. Com a proposta da mudança do fluxo informacional das publicações científicas da plataforma Lattes, os registros das pesquisas científicas ficarão de responsabilidades das instituições de ensino, editoras e periódicos. Cabe aos autores ficarem responsáveis acompanhar os registros. Com esse novo fluxo, os volumes de informações serão abastecidos de forma mais rápida e fidedigna. Além disso, será possível quantificar o número de pesquisas científicas realizadas por ano e por área. Com base nessas informações, instituições de fomento à pesquisa poderão elaborar editais de incentivo específico para uma determinada área do conhecimento.
Palavras-chave
Arquitetura da Informação; Ciência da Informação; Produção Científica.
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