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ONTOLOGIAS PARA INTERFACES DE SISTEMAS
Última alteração: 2017-09-17
Resumo
O avanço das tecnologias e da internet tem permitido uma mudança cultural no que diz respeito ao comportamento de uma sociedade cada vez mais imersa no ciberespaço e que faz uso de diversos serviços online. A disciplina de Interface Homem Computador estuda aspectos relacionados ao homem em interação com o computador. O grau de usabilidade de um sistema pode ser aferido utilizando heurísticas de boas prática, porém fatores subjetivos relacionados aos usuários tornam-se difíceis de serem analisados por desenvolvedores. Partindo desse princípio, questiona-se: de que forma seria possível construir uma ontologia de domínio de interfaces para sistemas utilizando-se como base duas ontologias de alto nível? Esta pesquisa tem como objetivo geral realizar estudo de viabilização de uma ontologia do domínio baseada em interfaces de sistema para usuários a partir de duas linhas filosóficas do conhecimento: a do realismo e a do idealismo. Para elaboração da pesquisa, foram utilizados tese, dissertação, livros e artigos científicos das bases de dados da CAPES, SCIELO e Google Acadêmico nas áreas de ontologias e interface homem máquina como base para a proposta da construção de ontologia de domínio baseada em duas ontologias de alto nível. A pesquisa resultou em um conceito de ponte para mapeamento dos níveis mais baixos das ontologias de alto nível. Dessa forma, teoricamente, torna-se possível utilizar ontologias de alto nível com diferentes linhas filosóficas para a construção de uma ontologia de domínio de interfaces de sistemas.
Palavras-chave
Ontologia; Interface Homem Computador; Ponte Ontológica; Mapeamento; Cognição.
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