Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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SUBSÍDIOS PARA AÇÕES EDUCATIVAS EM UM PARQUE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Ivana Denise Parrela, Eliane Cristina de Freitas Rocha

Última alteração: 2018-03-11

Resumo


O Parque Estadual de Grão Mogol é hoje uma Unidade de Conservação de Proteção Integral localizado no norte de Minas Gerais, em cidade homônima, próximo ao município de Montes Claros, criado em 1998, e cujos limites foram redefinidos em 2009, passando a ter área de 28.404,4270 ha. A unidade ainda não conta com plano de manejo, e objetiva-se, neste artigo, apresentar alternativas metodológicas para apropriação de um dos seus atrativos – a Trilha do Barão de Grão Mogol, de 15 Km de extensão. Neste contexto, são apresentadas discussões teórico-metodológicas que subsidiarão ações educativas patrimoniais a serem desenvolvidas junto à população da cidade e do entorno do parque. Em termos teóricos, a educação patrimonial é discutida, por meio de revisão bibliográfica. Ancoradas na literatura da área da educação, em especial a ambiental, as metodologias de história oral, trilha interpretativa e pesquisa-ação são apresentadas como alternativas para a proposição de ações educativas voltadas à apropriação do parque e da referida trilha. Conclui-se que há um longo caminho, nem todo pavimentado, como a própria trilha do Barão, a ser percorrido pelos agentes locais – comunidades e poder público – para que o parque possa ser plenamente usufruído pela cidade. Não há soluções ainda prontamente disponíveis nos estudos da educação patrimonial que pavimentem o caminho, mas algumas ferramentas podem ser úteis, como as que possibilitam a participação e diálogo entre as partes envolvidas.

Palavras-chave


Parque Estadual de Grão Mogol; patrimônio; Barão de Grão Mogol; educação patrimonial.

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