Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA VISIBILIDADE DA REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM.
Rubens da Costa Silva Filho, Patrícia Kayser Vargas Mangan

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


A publicação em formato digital facilita a visibilidade devido a possibilidade de disseminação da informação em rede, seja por meios formais ou informais de comunicação. Com a popularização e estabelecimento das mídias sociais como fontes, meios de produção e divulgação de informações entre os pesquisadores, ampliaram-se também as possibilidades de avaliar esses espaços menos tradicionais para o conhecimento produzido na ciência. A lacuna deixada pelos índices tradicionais de mensuração de impacto pode, em hipótese, ser preenchida através do uso de novos modelos de métricas baseadas em mídias sociais. Este estudo avalia a validade da utilização de altmetrics sobre os artigos publicados pela Revista Gaúcha de Enfermagem (RGE). Analisa a relação entre o número de citações em outros artigos e o número de menções nas mídias sociais sobre os artigos publicados no período entre 2011-2015. A pesquisa realizada é de natureza mista, do tipo exploratória-descritiva, fazendo uso de bibliometria e altmetria. Os dados da investigação foram coletados junto a base SCOPUS, sendo o corpus da pesquisa os artigos originais, editoriais e artigos de revisão da RGE. Constatou que na área da Enfermagem a correlação entre citações e menções de artigos, principalmente pela utilização do Mendeley, é elevada.

Palavras-chave


Altmetrics; Mídias sociais; Periódicos científicos

Texto completo: PDF