Última alteração: 2017-10-10
Resumo
Um grande volume de informação passa a ser produzido diariamente na organização públicas de saúde, e os profissionais, por diversas vezes, não se encontram adaptados a esse novo cenário. Neste contexto, a gestão da informação torna-se uma ferramenta essencial para propor a essas organizações um desenvolvimento consonante com a nova sociedade da informação e do conhecimento, que por sua vez exige dos profissionais consciência, habilidades e preparo para lidar com informação e conhecimento em massa. Dessa maneira, quais as pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação em nível de dissertação e tese sobre gestão da informação na saúde pública? Esse estudo tem como objetivo analisar os resultados de pesquisas voltadas à gestão da informação na saúde pública brasileira no período de 2006 a 2016. Realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica e de natureza qualitativa. Os resultados demonstraram certa escassez de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação relacionadas à Gestão da Informação na saúde pública. As pesquisas retratadas neste artigo apresentaram um ponto de intersecção voltado justamente à falta de atribuição de valor e de interação entre os profissionais da saúde, o que contraria os fundamentos das abordagens pós-modernas que podem representar a atual sociedade da informação e do conhecimento. Por fim, verificou-se que os gestores das unidades de saúde pública devem primeiramente levantar práticas de valorização do olhar subjetivo e cognitivo dos funcionários, e que para colocar em prática de maneira efetiva as atividades da gestão da informação, devem promover a interação e integração entre os funcionários, e conscientizá-los sobre a importância dessa promoção.