Última alteração: 2017-10-12
Resumo
Tendo como premissa que a Gestão da Informação é um processo inerente ao Serviço de Referência, o estudo aqui apresentado investigou se os termos Gestão da Informação e Serviço de Referência se cruzam nas publicações do campo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Foram analisados 167 artigos, publicados no período de 2006 a 2016, recuperados nas bases de dados Library and Information Science Abstracts (LISA), Library Information Science & Technology Abstracts (LISTA) e Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Para a análise do conteúdo dos artigos recuperados, desenvolveu-se uma categorização por aproximação dos temas tratados e características metodológicas. Essas categorizações não foram excludentes e possibilitaram a análise das temáticas em sobreposição umas às outras. Os temas que tiveram destaque no corpus analisado foram: Produtos e Serviços; Bibliotecas Universitárias; Bibliotecários e/ou Gestores do Serviço de Referência; Biblioteca Especializada; Estudo de Usuário, Comportamento de usuários e Estudo de Comunidade; Tradicional x online; Fontes de Informação; Recursos eletrônicos e na web; Mídias Sociais e Compartilhamento; Formação, Educação e Capacitação; Competência em Informação; Pesquisa de Opinião, Satisfação e Avaliação; Marketing. Apesar da diversidade dos temas em destaque, foi possível verificar em todos eles a importância da informação na prestação de um Serviço de Referência de qualidade reconhecida por seus usuários, o que, por fim, reforça o papel fundamental da Gestão da Informação nas unidades de informação.