Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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PERCURSO METODOLÓGICO PARA AVALIAÇÃO DE RECURSOS DE INFORMAÇÃO DIGITAIS: IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DE INFLUÊNCIA
Lisandra Guerrero Pérez, Mônica Erichsen Nassif

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


Várias são as abordagens teóricas que estabelecem fatores de relevância para avaliar um Recurso de Informação Digital específico, mas geralmente não definem como esses fatores foram encontrados. Neste artigo propõe-se um percurso metodológico para se identificarem fatores de influência na avaliação dos Recursos de Informação Digitais sob a perspectiva da Gestão de Informação. A importância deste estudo reside na apresentação em detalhe de um procedimento capaz de mostrar as etapas ou passos essenciais que devem desenvolver-se para se identificarem esses parâmetros e indicadores. Esta pesquisa classificou-se como qualitativa e descritiva e utilizou como método principal o estudo de caso. A apresentação e a explicação das sete etapas da proposta fundamentaram-se nos resultados obtidos em uma pesquisa inicial que identifica os fatores de influência para a avaliação dos observatórios sociais. Consequentemente, o percurso metodológico proposto pode caracterizar-se como teórico-empírico. Consideraram-se para a generalização do percurso os resultados obtidos nesse estudo, onde foi validado em detalhe o funcionamento do procedimento metodológico proposto. O percurso proposto visa desenvolver uma pesquisa nesta área desde o princípio, e está composto por sete etapas: Definição do objetivo geral, Revisão da literatura, Seleção e definição de parâmetros, Definição de métodos e técnicas, Coleta de dados, Análise dos resultados, Resultado final. Acredita-se que a adaptação genérica desse percurso generalizado pode ser aplicada para se identificarem fatores de influência na avaliação de qualquer Recurso de Informação Digital.


Palavras-chave


Percurso Metodológico; Recurso de Informação Digital; Avaliação; Gestão de Informação.

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