Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
PROGRAMAS DE ACESSIBILIDADE PARA APOIO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS: AMBIENTES DEMOCRÁTICOS E ALTERNATIVOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Ana Margarida Almeida, Cassia Cordeiro Furtado, Isabel Cristina dos Santos Diniz

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Resumo: O objetivo do presente estudo foi descrever e interpretar as parcerias desenvolvidas entre os núcleos de acessibilidade e/ou Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiência no Ensino Superior (GTAEDES) e as bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas para promover inclusão e acessibilidade. Utilizou-se um questionário on-line aplicado aos diretores dos núcleos de acessibilidade das universidades brasileiras e para a coordenação geral do GTAEDES, que se responsabilizou de enviar para email privativo dos demais representantes dos grupos pertencentes às universidades portuguesas. A análise dos dados recolhidos para esta investigação envolve estatística descritiva básica com o cruzamento de tabelas no SPSS Statistics versão 24. Os resultados mostram que a maioria 11 (64,7%) dos núcleos de acessibilidade brasileiros e 6 (75%) GTAEDES não possuem o domínio do Controle de registro sobre os estudantes com necessidades especiais que frequentam a biblioteca. Falta parceria no processo de formação de coleções das bibliotecas, bem como na parceria com o serviço de referência da biblioteca, dentre outros. Conclui-se que os núcleos de acessibilidade, os GTAEDES e as bibliotecas universitárias não estão atuando em parceria para atender os utilizadores com necessidades educativas especiais. Quanto a originalidade e valor, esta investigação é uma inovação em relação à atuação das bibliotecas em parceria com os núcleos de acessibilidade e GTAEDES. Portanto, fornece insights para futuras pesquisas sobre a atuação e parcerias inclusivas dentro do espaço universitário, evidenciando que a inclusão e acessibilidade devem ser uma colaboração e, acima de tudo, com a participação de todos da instituição de ensino superior.

 


Palavras-chave


Biblioteca Inclusiva; Núcleo de Acessibilidade; Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiência no Ensino Superior.

Texto completo: PDF