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GESTÃO DE MUSEU: PRINCÍPIOS E PROCESSOS NA COMUNICAÇÃO
Alice Bemvenuti, Marília Xavier Cury

Última alteração: 2017-10-23

Resumo


Este artigo apresenta aspectos relacionados ao estudo de gestão de museus, com ênfase nas subáreas comunicação e público, à luz de teóricos dos campos da Museologia, da Comunicação e da Administração. O estudo realiza revisão bibliográfica sobre a relação da gestão de museus com a Gestão da Qualidade, enfatizando a relação interdisciplinar. Discute as estruturas da organização considerando a dimensão política, administrativa e técnica através da prática da gestão e dos princípios para qualidade dos processos; e aprofunda estudo com intuito de apontar elementos para o exercício de uma gestão de museu que permita experimentar a instituição museal como espaço da inovação, da criação e do saber. Acumula análise qualitativa a partir das seguintes questões: a) Em que medida a gestão de um museu garante e impulsiona a relação entre museu/política/comunicação/público? b) Em que medida a gestão de museus compreende a aproximação entre público-objeto-museu e proporciona uma experiência para o público? c) Em que medida os princípios da comunicação museológica permitem desenvolver uma gestão de qualidade? Como resultados da investigação, o artigo desdobra questões pertinentes ao exercício da gestão imbricada com a concepção de museu, planejamento para a comunicação e o público de museu. O presente artigoa do público (comunicação); c)m aus capazes de transmitires a m integra pesquisa de mestrado em Museologia. cessário sua organização em quadros e gráficos para subsidiar análises quantitativas e qualitativas que fundamentaram os resultados finais.

Palavras-chave


Gestão de Museu; Gestão da Qualidade; Comunicação; Público; Museu Ferroviário.

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