Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE – MOÇAMBIQUE
Ilídio Lobato Ernesto Manhique, Helen de Castro Silva Casarin

Última alteração: 2017-09-14

Resumo


Este artigo constitui uma complementação da dissertação de Mestrado, cujo objetivo geral foi analisar o processo de formação de usuários da Biblioteca Central Brazão Mazula da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique. Do ponto de vista específico, procurou-se identificar as atividades desenvolvidas durante o processo de formação, o perfil dos profissionais envolvidos e as barreiras enfrentadas no planejamento e execução de um programa de formação de usuários. A biblioteca em estudo foi escolhida por fazer parte da maior e mais antiga instituição de ensino superior de Moçambique, a qual serve de modelo para as demais bibliotecas universitárias do país. A pesquisa parte do pressuposto de que a competência informacional deve ser uma atividade integrada ao currículo, de modo a permitir a articulação entre os diversos segmentos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, é uma pesquisa descritiva, cuja coleta de dados foi obtida por meio de um questionário aplicado ao bibliotecário responsável pelo Serviço de Referência e realizada uma entrevista semiestruturada com responsável pelo planejamento das atividades de formação de usuários da biblioteca. Os resultados revelaram que a temática da competência informacional ainda não faz parte do discurso do programa de formação de usuários da estudada, apesar das várias ações por si desenvolvidas visando potencializar a atitude crítica dos usuários para o uso da informação. No entanto, essas ações, não se baseiam nas teorias e modelos vigentes sobre a concepção e implementação de programas de competência informacional em bibliotecas universitárias. As atividades desenvolvidas incidem no nível básico da competência informacional, limitando-se ao “ensino” de procedimentos de recuperação da informação. Conclui-se que é necessário o aprofundamento das práticas de formação de usuários na referida biblioteca, tendo como base os fundamentos teórico-metodológicos da competência informacional estabelecido na literatura da Ciência da Informação, o que poderá trazer benefícios para as demais bibliotecas moçambicanas.


Palavras-chave


Competência Informacional; Formação de Usuários; Aprendizagem Permanente; Biblioteca Central; Universidade Eduardo Mondlane

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