Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
TAXONOMIA DOS TIPOS DE RELAÇÕES SEMÂNTICAS PARA A ORGANIZAÇÃO E A REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA PROPOSTA A PARTIR DA LITERATURA
Lucinéia Souza Maia, Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan

Última alteração: 2017-10-13

Resumo



As relações semânticas são fundamentais para a compreensão de representações da realidade que envolvem estruturas conceituais. Ao determinar as relações semânticas entre os conceitos nessas estruturas, o usuário da informação assimila o propósito da associação entre os conceitos no contexto que lhe é apresentado. Com isso, evita-se a interpretação equivocada da informação apresentada, pois o usuário compreende o que classificionista pretendeu transmitir. Na literatura pesquisada, constataram-se algumas classificações das relações semânticas sob o ponto de vista de diferentes autores, o que resultou em classificações por vezes sem consonância umas com as outras. Neste sentido, percebeu-se a necessidade de compilar os tipos de relações semânticas encontradas de maneira a criar uma única taxonomia. Para isto, a perspectiva de cada autor foi respeitada para captar os motivos de suas decisões de classificação. Além disso, espera-se que este artigo possa contribuir com os estudos acerca das relações semânticas no cenário do idioma português, pois não foi encontrado nesta revisão de literatura classificações de tipos de relações semânticas em português. Sabe-se que, o contexto do idioma é um dos fatores a ser considerado, pois cada língua tem as suas especificidades.

Palavras-chave


Relações Semânticas. Organização do Conhecimento. Representação do Conhecimento. Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Texto completo: PDF