Última alteração: 2017-10-29
Resumo
O presente trabalho apresenta brevemente alguns aspectos da trajetória da ciência moderna desde o seu começo, quando fundamentada numa visão disjuntiva do conhecimento, e a seguir passando pelas abordagens holísticas do saber no século XIX e pela reivindicação de práticas interdisciplinares mais consistentes na segunda metade do século XX, chegando até sua aplicação na época contemporânea. Após a Segunda Guerra Mundial emergiu um novo panorama de incertezas, de questionamento de valores e de desenvolvimento tecnológico sem precedentes no âmbito da economia globalizada. Este contexto turbulento gerou problemas complexos que só uma ação conjunta das diversas áreas do conhecimento poderia solucionar. Assim, a interdisciplinaridade tornou-se imprescindível no âmbito da ciência e da sociedade em geral. Deste modo, o tema foi justamente tratado sob as perspectivas da ciência e da sociedade. Da sociedade partem as demandas sociais, tecnológicas, políticas e econômicas que moldam os rumos da ciência, requerendo a interdisciplinaridade para a resolução de problemas. A Ciência da Informação usa a interdisciplinaridade como instrumento para lidar com esta entidade complexa que é a informação –base de todo o conhecimento humano. No entanto, há vertentes críticas que não tomam essa interdisciplinaridade como naturalmente inerente à Ciência da Informação, propondo que tal interdisciplinaridade deva ser construída em cada contexto e em cada situação onde é requerida, por meio de um diálogo efetivo entre as diferentes disciplinas e de uma visão em multiperspectiva.