Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA
Renata Lira Furtado, Marcia Cristina Carvalho Pazin, Regina Célia Baptista Belluzzo

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


O presente artigo objetivou identificar a inserção da temática Competência em Informação nos cursos de graduação em Arquivologia no Brasil. As reflexões em torno deste objetivo visam identificar se os cursos têm contemplado, em seus Projetos Pedagógicos, temáticas voltadas para a Competência em Informação e/ou temas correlatos. A estratégia eleita para coleta de dados foi a Pesquisa documental e para análise dos documentos arrolados optou-se pela Análise de Conteúdo. O corpus da pesquisa foi composto por 12 dos 16 Projetos Pedagógicos dos cursos de Arquivologia brasileiros e foram analisados, considerando as três categorias estabelecidas para análise dos Projetos Pedagógicos: informação, com ênfase nas tecnologias; conhecimento, com ênfase nos processos cognitivos e inteligência, com ênfase no aprendizado ao longo da vida. Como Resultados Parciais concluiu-se que todos os 12 projetos pedagógicos analisados contemplam as Diretrizes Curriculares Nacionais da área que indicam condições básicas relacionadas ao Perfil dos Formandos e às Competências e Habilidades. E mesmo diante de uma amostra parcial, foi possível identificar que a Competência em Informação permeia os documentos norteadores do ensino em Arquivologia no Brasil, considerando o ponto de vista teórico cujas características apresentam a Competência em Informação como sendo: transdisciplinar, incorporando um conjunto integrado de habilidades, conhecimentos, valores pessoais e sociais; um processo de aprendizado contínuo que envolve informação, conhecimento e inteligência; e permeia qualquer processo de criação, resolução de problemas e/ou tomada de decisões.


Palavras-chave


Competência em Informação; CoInfo; Arquivologia

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