Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DO RELATÓRIO “THE INFORMATION SERVICE ENVIRONMENT: RELATIONSHIPS AND PRIORITIES”, DE PAUL ZURKOWSKI
Leandro Santos Nascimento, Edmir Perrotti

Última alteração: 2018-03-11

Resumo


O relatório The information Service Environment Relationships and Priorities, de Paul G. Zurkowski (1974), apresentado à National Commission on Libraries and Information Science, tornou-se a base para um movimento global, conhecido como Information Literacy. Mobilizando pesquisadores, profissionais, políticas e entidades, tal movimento disseminou-se, também no Brasil, sem ter seu documento base conhecido e analisado. Diante da importância histórica de que se reveste, o objetivo desta pesquisa é analisar e compreender as ideias centrais do documento, as óticas informacional e educacional que o sustentam e situá-lo em relação a outros textos do autor. O método utilizado é o da análise do discurso, a partir das orientações de Freire (2014). Importante notar que o referido documento foi elaborado em um momento histórico de transição das relações entre informação e sociedade, com ênfase nos Estados Unidos, momento em que a indústria e as tecnologias de informação e a própria informação ganham especial relevância. A pesquisa inscreve-se na perspectiva dos trabalhos que resultaram na definição da Infoeducação, formulação proposta por Perrotti, da Universidade de São Paulo (2000) e que, a partir de perspectiva transdisciplinar, pretende oferecer elementos capazes de contribuir ao desenvolvimento de bases teóricas e metodológicas necessárias à superação da dimensão procedimental restrita e instrumental que orientou a Information Literacy, em seu momento inicial, assim como em muitos de seus desdobramentos posteriores. A Infoeducação, assim como outras perspectivas que se sucederam à proposta de Zurkowski e que se ocuparam das relações entre informação e educação (SHAPIRO, HUGHES, 1996; PERROTTI, E., PIERUCCINI, I., 2007; SERRES, 2007; CHAPRON, DELAMOTTE, 2010), reafirma, portanto, de um lado, a importância do estudo dessas relações;  de outro, problematiza sua redução a aspectos meramente operacionais, postulando a necessidade de abordagens epistêmicas e socioculturais,  como condição a posicionamentos críticos indispensáveis, face aos complexos fenômenos informacionais e educacionais da chamada era da informação.

Palavras-chave


Information Literacy; Paul Zurkowski; Análise do discurso; Sociedade da Informação; Infoeducação.

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