Última alteração: 2017-10-12
Resumo
Apresenta os resultados de pesquisa realizada com os gestores das bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, com o intuito de averiguar como são trabalhadas as trajetórias de carreiras estabelecidas por esses profissionais, e como as competências apreendidas nos cursos de pós-graduação realizados se articulam na gestão de pessoas nas unidades de informação em que atuam. Alguns aspectos relacionados à gestão de pessoas são revisados de forma simples, a fim de facilitar a discussão de conceitos e o desenvolvimento de técnicas e da adequação da metodologia nesta atividade. A condição proposta visa promover reflexão e fornecer subsídios para a realização da propagação dessa atividade nas instituições de informação. Na composição desse pensamento acerca do papel das pessoas nas organizações, torna-se essencial discutir a formação profissional como processo contínuo e permanente, que vise à melhoria e o aperfeiçoamento constantes das competências e habilidades dos indivíduos. A abordagem da pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado. Os resultados indicam que a gestão de pessoas, realizada nas bibliotecas pesquisadas, ainda acontece de forma intuitiva ou ancorada no tempo de experiência do gestor. Em conclusão, observa-se que as articulações, ou mesmo a evidência da necessidade de formação continuada para o desenvolvimento dessa função, ainda representa um desafio nas unidades informacionais.