Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: SERVIDORES DE UM SISTEMA DE BIBLIOTECAS
Kalline Bezerra da Silva, Cinara Maria Leite Nahra

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


No mundo contemporâneo, a globalização provocou uma revolução nos meios de comunicação, nas tecnologias da informação e na própria estrutura lógica do funcionamento das organizações. As bibliotecas, de modo específico, acompanharam essas evoluções, passando a demandar nova competência organizacional para os seus funcionários. Necessitando assim de funcionários mais comprometidos que atendam a um público cada vez mais exigente de forma eficiente e eficaz primando sempre por serviços de qualidade. Diante do exposto, o estudo tem como objetivo geral analisar o comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos que compõe o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte utilizando-se do modelo tridimensional do comprometimento organizacional proposto por Meyer e Allen (1991). Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter documental e bibliográfico, de natureza quantitativa. Para fins de coleta dos dados foi aplicado questionário fechado contendo 40 perguntas em formato likert, validado por Meyer e Allen (1991), num total de 141 servidores, no qual responderam 80 servidores. Após as informações coletadas foi utilizado o programa SPSS para a tabulação e cruzamento dos dados. Conclui-se que o estilo de comprometimento dos servidores do SISBI com maior incidência é o comprometimento afetivo, seguido do comprometimento calculativo e por último o comprometimento normativo bem como, ainda que os servidores possuam um nível de afetividade elevado com instituição que determina esse comprometimento. E também, as perdas sociais e as perdas de retribuição no trabalho são levadas em consideração, sendo uma forma de calcular e inferir no comprometimento. Deste modo, espera-se que os resultados contribuam em termos teóricos, para futuras pesquisas, assim como em termos práticos, para o aumento e fortalecimento do comprometimento organizacional dos Servidores técnico-administrativos do Sistema de Bibliotecas.


Palavras-chave


Comprometimento organizacional; Serviço público; Servidores públicos; Biblioteca universitária; Administração pública

Texto completo: PDF