Última alteração: 2017-10-10
Resumo
Analisa a contribuição da análise estatística uni-multivariada como método que auxilie a melhor visualização e entendimento da complexa metodologia de avaliação de Programas de Pós-Graduação realizada pela CAPES, a partir dos indicadores relativos à área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros, referentes ao último triênio de avaliação (2010-2012). De forma mais específica, busca identificar e evidenciar os agrupamentos dos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia e Recursos Pesqueiros, gerados pela Análise de cluster e gráficos boxplot, com base no conjunto de indicadores, presentes na Planilha Comparativa da Avaliação Trienal da área. Ainda, compara os grupos de programas de pós-graduação, segundo a nota obtida pela avaliação da CAPES, com o resultado do agrupamento obtido pela Análise de cluster, a fim de visualizar a participação e suficiência dos indicadores na atribuição dos conceitos final dos programas de pós-graduação. Para o conjunto de 58 programas de pós-graduação da área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros, no triênio 2013, analisaram-se os indicadores: total de teses e dissertações defendidas, média de artigos por docente permanente, segundo a estratificação Qualis, e média de trabalhos completos publicados em anais de eventos técnico-científicos, livros, capítulos de livro, texto integral, coletâneas, verbetes e outros e produção artística por docente permanente. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que apenas os indicadores presentes na Planilha não foram suficientes para discernir os programas de pós-graduação em relação aos conceitos atribuídos pela Capes. Os agrupamentos resultantes da análise de cluster apresentaram formação heterogênea de grupos em relação à maioria dos clusters, sugerindo que os indicadores de produção não foram suficientes para distingui-los.