Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES INFORMACIONAIS E AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA
Vanessa de Souza Pianovski, Adriana Rosecler Alcará

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


O objetivo do estudo foi analisar a formação e o desenvolvimento das habilidades informacionais em graduandos de Biblioteconomia e a influência das crenças de autoeficácia nesse processo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa colaborativa, de natureza qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 16 estudantes do 3º ano do curso de Biblioteconomia de uma instituição de ensino pública do norte do Paraná, que estavam na fase de construção do pré-projeto de pesquisa para o trabalho de conclusão de curso. A pesquisa foi realizada em três etapas: a) contato inicial com os estudantes, com o objetivo de conhecê-los e apresentar a proposta da pesquisa; b) oficina com o objetivo de apresentar e explorar diferentes bases de dados para o levantamento bibliográfico, técnicas para fichamento e discussão sobre as crenças de autoeficácia; c) grupo de discussão para avaliar a percepção dos estudantes quanto às atividades realizadas na oficina, bem como refletir sobre a formação de habilidades informacionais. Os resultados indicaram que uma parte dos estudantes apresentava domínio no uso das fontes de informação, no entanto apresentavam dificuldades em sua utilização. Quanto às crenças de autoeficácia, a maioria dos estudantes acredita em suas capacidades, porém, em alguns momentos sentem-se desanimados. Conclui-se que, por meio da oficina e o grupo de discussão, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir a respeito de suas práticas de pesquisa, identificar suas dificuldades e buscar estratégias para melhorar suas habilidades informacionais. Os resultados podem contribuir para o planejamento de outras oficinas voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades informacionais.


Palavras-chave


Habilidades Informacionais; Busca da Informação; Uso da Informação; Crenças de Autoeficácia

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