Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
KSQUARE: UM ESTUDO VISUAL SOBRE O CONCEITO DE CONHECIMENTO
Larriza Thurler, Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


Os conceitos de informação e de conhecimento têm papéis centrais na sociedade contemporânea, tendo ganhado força a partir da disseminação das tecnologias de informação e comunicação (TICs), da globalização e da relevância para o desenvolvimento econômico e social. Com o intuito de explorar as concepções visuais de estudantes de pós-graduação sobre o conceito de informação, um grupo de pesquisadores liderados por uma equipe da Faculdade de Informação da Universidade de Toronto, no Canadá, desenvolveu um projeto internacional intitulado iSquare, baseado no método de arte-informada (arts-informed), na pesquisa visual e na técnica de desenhar e escrever. A fim de realizar investigação semelhante em relação ao conceito de conhecimento e compará-la aos resultados do iSquare, foi realizada uma adaptação deste protocolo com estudantes brasileiros de graduação e de pós-graduação da disciplina de Gestão do Conhecimento, denominando-o portanto de kSquare (de knowledge, conhecimento em inglês). Existem inúmeras definições e debates sobre os conceitos de informação e de conhecimento, entretanto seus significados confundem-se, mesmo entre estudantes que lidam cotidianamente com esses termos. Almeja-se com este estudo contribuir com as reflexões epistemológicas sobre os conceitos e propor uma estratégia pedagógica para debatê-los em sala de aula, especialmente com os futuros profissionais que terão o grande desafio de gerenciar a informação e o conhecimento.


Palavras-chave


Conhecimento; Informação; Pesquisa visual; Método de Arte-Informada.

Texto completo: PDF