Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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ENTRE A ABORDAGEM ANALÍTICA E OS LOCI EPISTÊMICOS: UM DEBATE METAMETODOLÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Tatiana de Almeida, Gustavo Silva Saldanha

Última alteração: 2017-10-13

Resumo


A pesquisa trata da Organização do Conhecimento como um coletivo acadêmico e científico que tem aporte teórico, metodológico e de competências para analisar outras esferas de saberes, mas também pode analisar a si próprio. O objetivo do estudo é traçar uma primeira demonstração de demarcação dos loci epistêmicos da Organização do Conhecimento na atualidade. A pesquisa parte de uma reflexão sobre a constituição de um debate epistemológico da e para a Organização do Conhecimento e indica uma dupla via metametodológica: uma direção analítico-conceitual, estruturada em Dahlberg, e, outra, discursiva, fundada epistemológico-historicamente no século XVII. Essa segunda via se configura na abordagem dos loci epistêmicos, porém, ambas tem um solo epistemológico comum: Aristóteles. A analítico-conceitual recebe influência de “um” Aristóteles do Organon e a discursiva de um “outro” Aristóteles, o da Retórica. O estudo ainda atenta para o ponto de vista epistemológico-histórico de Emanuelle Tesauro, já influenciado pela visão aristotélica, bem como em abordagens epistemológicas atuais, como antevistas em Rafael Capurro e García Gutiérrez. Como resultados da aplicação metametodológica, atestamos que ambas as vias atendem adequadamente a um objetivo central do estudo que é traçar uma experiência teórico-metodológica no âmbito da Organização do Conhecimento. Dois caminhos, pois, foram aqui trilhados e seguem seu curso. O primeiro representa a construção de uma reflexão sobre as próprias abordagens teórico-metodológicas da Organização do Conhecimento. O segundo aponta para a capacidade de adoção dos pressupostos teóricos e das ferramentas metodológicas desse coletivo para refletir a própria configuração epistemológica do que hoje tratamos como “organização do conhecimento”. Como considerações finais, apontamos, pois, que será a convergência das duas dimensões metametodológicas, por sua vez, a responsável por uma compreensão crítico-histórica do contexto nacional de desenvolvimento da Organização do Conhecimento.

Palavras-chave


Organização do Conhecimento; Método analítico-conceitual; Loci Epistêmicos; Metametodologia.

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