Última alteração: 2017-10-13
Resumo
Este artigo é fruto de pesquisa teórica / bibliográfica, em torno da questão da competência crítica em informação, na perspectiva articulada da ética intercultural da informação e da cidadania global na era digital, ambas de extração capurriana. Apresenta os fundamentos da ética intercultural da informação. Acusa os limites do caráter instrumental da noção de competência em informação. Explora a hipótese de que uma versão crítica desta, que tenha como uma de suas referências centrais a ética intercultural da informação, é fundamental para o fortalecimento da cidadania global na era digital. Introduz a noção de cidadania global. Parte da premissa de que não é possível entender adequadamente a cidadania, nem contribuir para o seu fortalecimento, sem que se reflita criticamente sobre as relações sociais de cooperação e conflito que articulam o mundo e seus atores. Salienta que essas relações são atravessadas por questões de ordem informacional, entre as quais destaca a credibilidade e o uso ético da informação. Procura demonstrar que a avaliação da credibilidade e o uso ético requerem o desenvolvimento de competência crítica em informação.