Última alteração: 2017-10-10
Resumo
Ao comemorar quinze anos do Movimento de Acesso Aberto, os líderes deste movimento buscam refletir sobre os avanços, os valores, os impactos e a relevância desta iniciativa junto com a comunidade científica, para propor novas recomendações. Estudos realizados nesses quinze anos mostram crescimento significativo do número de repositórios institucionais e de periódicos científicos de acesso aberto, mas, por outro lado, registram que os repositórios ainda são pouco povoados. O desconhecimento da existência dos repositórios e a não adesão ao autoarquivamento são os principais fatores que contribuem para este cenário. Recentemente, as redes sociais virtuais ganham espaço nas comunidades científicas, atraindo pesquisadores, que veem nesse novo ambiente, recursos que favorecem a disponibilização e o compartilhamento de conteúdo acadêmico e a interação com seus pares. Este estudo apresenta as práticas dos pesquisadores de instituições de ensino superior brasileiras no uso de uma rede social acadêmica, o ResearchGate, e dos repositórios institucionais, no que se refere à disponibilização de conteúdo acadêmico. Por meio de levantamento de dados no diretório OpenDOAR e na rede ResearchGate, apresenta-se o número de documentos disponibilizados nesta rede e nos repositórios, cotejando estes valores. Verifica-se que todas as instituições de ensino superior brasileiras da amostra têm representação na rede ResearchGate e que há uma parcela significativa de pesquisadores brasileiros que utilizam esta rede para disponibilizar documentos científicos. Também foi possível observar que há instituições cujo volume de publicações disponíveis no ResearchGate representa mais de 50% do volume de documentos disponíveis em seus repositórios institucionais.