Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

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A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM PROJETOS DE INCENTIVO À LEITURA
Heloá Cristina Oliveira-DelMassa, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


A mediação se mostra importante enquanto caminho para uma atuação mais comprometida socialmente em práticas de incentivo à leitura. Por meio dela, é possível criar formas de atuação que tenham como base abordagens significativas, por exemplo pautadas na apropriação da informação. A leitura se apresenta como um importante fator, sendo o requisito básico para a apropriação da informação. Buscou-se neste trabalho analisar as relações existentes entre práticas de incentivo à leitura e mediação da informação, em especial os aspectos vinculados à interferência dos agentes, a apropriação da informação e a construção do pensamento crítico. Analisou-se as práticas desenvolvidas no Projeto Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes, da Secretaria de Educação de Londrina (Paraná), em execução desde 2002. Com uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório, e com apoio da técnica da Análise de Discurso (AD) para analisar os dados obtidos, constatou-se que o fortalecimento das bases do processo de mediação pode ser a “chave” para que tal processo tenha impactos mais delineados em projetos como o que constitui o universo de pesquisa deste trabalho. Ao final propõe-se uma reestruturação das bases dos projetos de incentivo à leitura para a otimização desses, promovendo a apropriação da informação e a construção do pensamento crítico.


Palavras-chave


Mediação da Informação; Mediação da Leitura; Pensamento crítico

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