Última alteração: 2017-10-13
Resumo
A disseminação do conhecimento científico é essencial para a consolidação de um campo de pesquisa. A partir dessa premissa, este estudo objetiva apresentar uma análise quantitativa da produção científica em Educação a Distância no Brasil publicada em artigos científicos nos periódicos nacionais da área de Educação classificados como A1, A2 e B1 pelo sistema de avaliação de periódicos Qualis, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para efetuar o levantamento dos artigos publicados nessa área, foram realizadas pesquisas nos acervos online de acesso livre nos sites oficiais de cada periódico, utilizando-se seis descritores definidos previamente, os quais deveriam estar inseridos no título e/ou resumo e/ou palavras-chave dos artigos. Esse levantamento encontrou 206 artigos publicados sobre Educação a Distância entre os anos de 1993 e 2011 nos acervos online dos 95 periódicos selecionados para pesquisa. Agrupados anualmente, os resultados apontaram uma tendência de crescimento da produção científica nesta área, com acentuada elevação no período de 2006 a 2011. A análise dessa evolução, associada aos fatos históricos e às políticas públicas acerca da Educação a Distância no país, indica a existência de fases distintas na publicação científica em Educação a Distância. Percebeu-se que essas fases são relacionadas com a expansão da oferta de cursos de graduação nessa modalidade de ensino no Brasil, especialmente influenciadas pela criação da Universidade Aberta do Brasil.