Tamanho da fonte:
POR TRÁS DO CÉU: UMA ABORDAGEM ECOLÓGICA SOBRE INFORMAÇÃO E MEMÓRIA
Última alteração: 2017-12-27
Resumo
O filme brasileiro "Por trás do céu", objeto de estudo desta pesquisa, é analisado sob o viés da relação entre informação e memória. A trama, os personagens e os acontecimentos não obedecem a uma ordenação clássica (história), mas privilegiam os objetos que constroem o cenário. O roteiro analítico é pautado por categorias que organizam e nomeiam os objetos - incluídos aí os seres vivos. "O Jaboti com asas" - imagem síntese da narrativa - e o pássaro que, privado de liberdade, aponta para a vida velada dos personagens, compõem a primeira seção que contextualiza a ação fílmica. “O descascador de pensamentos" é o objeto mágico que reúne os aportes teóricos e metodológicos sobre os conceitos de objeto-resto, a partir dos paradigmas ecológico, indiciário e colecionista. "A sarna e a revista", por mais distantes conceitualmente do que possam parecer, colocam em foco a informação e a memória sob o esprit benjaminiano da narrativa e informação na construção, organização, transformação ou reciclagem de práticas informativas e memoriais. A "Canoa sobre a pedra" abriga o local do sonho e, ao lado do "Bisbilhotador de céu" e do "Foguete alado", servem para investigar o sonho e concluir o que está por trás do céu.
Palavras-chave
Por Trás do Céu (Filme); Informação e Memória; Objetos-Resto
Texto completo:
PDF