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A REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA JORNALÍSTICA: UM ESTUDO DE CASO
Última alteração: 2017-10-10
Resumo
Pesquisa com foco na representação da informação sob a guarda da Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Aplica a estratégia do estudo de caso, método fenomenológico, com abordagem qualitativa, realizando, por meio de uma observação participante, a investigação do processo de representação da informação desenvolvido pelo Centro de Documentação e Informação – CDI. Para fundamentar esta pesquisa foi realizada uma revisão da literatura específica sobre linguagem documentária, representação temática e indexação. Aponta as etapas do processo de representação da informação realizada em textos, arte (infográficos), fotografia e imagem em movimento, realizadas pelo Centro de Documentação e Informação – CDI da empresa jornalística Infoglobo Comunicação e Participações S.A., nos produtos O GLOBO, Extra e Expresso. Descreve o funcionamento do Centro de Documentação e Informação – CDI. Relata brevemente a metodologia aplicada na elaboração e atualização do vocabulário controlado. Identifica as dificuldades para uma representação jornalística mais consistente, tendo em vista que o público-alvo da empresa é indefinido. Conclui-se que a pesquisa obteve uma visão panorâmica da representação da informação, na área jornalística, realizada por uma equipe interdisciplinar, e que as atividades propostas e desenvolvidas pelo setor, atendem satisfatoriamente, havendo apenas a necessidade constante da atualização das listas de representação temática e descritiva.
Palavras-chave
Indexação. Representação Temática. Informação Jornalística. Representação da Informação.
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