Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
UM PARALELO DO CONECTIVISMO ENQUANTO TEORIA DA APRENDIZAGEM E A MEDICINA BRASILEIRA
Cecília Neta Alves Pegado Gomes, João Agnaldo do Nascimento, Ana Carolina da Silva Monteiro, Gláucia Maria Gomes Moura

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Na era digital há que surgir uma teoria da aprendizagem para preencher as necessidades do novo aprendente inclusive das escolas médicas. Comparar o conectivismo e as competências buscadas na formação médica brasileira. Estudo primário, exploratório e qualitativo que foi desenvolvido a partir do Google Scholar usando os strings de busca “conectivismo e teoria de aprendizagem” e “conectivismo e educação médica” nas línguas inglês, espanhol e português. Foram incluídos todos os artigos que associasse o conectivismo com a educação médica, disponibilizados “full” além de documentos relacionados às Diretrizes Curriculares de Medicina, no Brasil. Há um paralelo entre as competências determinadas pela aprendizagem conectivista e àquelas buscadas pela Resolução que direciona a formação médica brasileira. Concluiu-se que o Conectivismo é o sedimento para uma mudança de paradigma educacional médico brasileiro devendo ser inserido como auxiliar na formação de um profissional crítico, reflexivo, abrangente e que entenda a amplitude da atenção à saúde que se inicia na promoção e prevenção das doenças até a terapêutica cada vez mais individualizada, especialmente depois da popularização da internet.


Palavras-chave


Conectivismo; Paradigma Educacional; Formação Médica.

Texto completo: PDF