Última alteração: 2017-09-21
Resumo
Os estudos sobre leitura e competência informacional sob a ótica da Ciência da Informação possuem diversas aderências e proximidades. Tal constatação se baseia no princípio de que para ser capaz de adquirir a competência informacional, as pessoas necessitam desenvolver quase que paralela e paulatinamente as duas habilidades, que vão dando suporte e sustentação para a sua proficiência. O estudo inicia revisitando alguns autores que deram aporte às duas áreas, tanto no cenário nacional como o internacional. Conclui destacando as interseções encontradas entre as duas áreas, relativas a temas como contexto, motivação e sentido. Mais uma vez na história da comunicação e da leitura acredita-se que as novas tecnologias de comunicação não modificaram as teorias sobre estes fenômenos, apenas surgiu mais um novo suporte da informação. A leitura continua sendo a principal forma de se obter informação e, portanto, as formas de desenvolver a competência informacional também apresentam poucas variações, surgindo as necessárias ao desenvolvimento de ações e habilidades específicas para buscar e acessar a informação em meio digital. Apresenta o direcionamento para a continuidade da pesquisa.