Última alteração: 2017-09-15
Resumo
Trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo demonstrar possibilidades de atividades de ação cultural em bibliotecas universitárias. Parte-se de um referencial teórico acerca do conceito de cultura e de Ação cultural a partir de Arantes (1987); Cuche (2002); Laraia (2003); Santos (2006); White (2009); Freire (2015); Cunha (2010) e Coelho (1987), diferenciando o conceito de Ação Cultural de animação. Posteriormente apresenta uma revisão de literatura de trabalhos que tratam especificamente da temática Ação Cultural e Biblioteca. Depois, apresenta a experiência do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás na formação de mediadores culturais por meio da disciplina “Teoria da Ação Cultural” ministrada durante a graduação. Por fim, mostra exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas na biblioteca universitária as quais tem como intuito ativar, segundo Coelho (1987) as 3 esferas da vida: a imaginação, a ação e a reflexão. Conclui-se que as Ações culturais devem ser periódicas e não esporádicas, pois assim cria-se a cultura da participação e tornando os sujeitos ativos no processo de criação.