Última alteração: 2018-03-11
Resumo
Analisar conceitos e técnicas da gestão da informação e considerar os princípios jesuítas para dar subsídios aos processos decisórios nos colégios da Companhia de Jesus no Brasil. Para isso apresenta uma fundamentação baseada em conceitos da gestão da informação e métodos de tomada de decisão. Parte do princípio de que uma das maiores dificuldades para o processo de tomada decisão é que nem sempre as informações para a escolha, considerando a decisão como uma escolha, estão disponíveis ou acessíveis de forma organizada. Apresenta os conceitos e princípios da Companhia de Jesus como uma companhia baseada na tomada de decisão. Considera os quatro princípios para tomada de decisão na Companhia de Jesus composto de heroísmo, engenhosidade, amor e autoconhecimento. Esses princípios nortearam a elaboração de dez competências em três grupos o Modo de Ser, o Modo de Proceder e o Modo de Examinar. Desenvolve um estudo baseado no modelo Analytic Hierarchy Process (AHP), um método multicritério para tomada de decisão. O método avalia a importância relativa desses critérios, compara as alternativas para cada critério e determina um ranking total das alternativas. Os resultados apontam que esses critérios e as qualidades dos gestores devem ser desenvolvidas e fortalecidas para que se possa responder aos desafios e objetivos das escolas no mundo, na América Latina e no Brasil em especial.