Última alteração: 2017-10-10
Resumo
Dois fatores, entre outros, são obstativos para o reconhecimento científico do Secretariado Executivo no Brasil: a ausência de Programas de Pós-Graduação específicos, que resulta na diversidade de formação Stricto Sensu dos seus profissionais pesquisadores e o baixo índice de periódicos específicos que atendam aos critérios mínimos de qualidade estabelecidos pelo sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dessa forma, este trabalho utilizou das perspectivas dos estudos métricos da informação científica para verificar em que medida estes fatores impactam na dispersão da produção científica dos docentes dos cursos de Secretariado Executivo das universidades públicas do Brasil em periódicos científicos, bem como das suas respectivas temáticas representativas, utilizando, para a elaboração de um resultado preliminar, os artigos publicados nos anos de 2014 e 2015. Foram levados em consideração os docentes que possuem a graduação em Secretariado Executivo. Tal objetivo foi alcançado por meio de uma pesquisa predominantemente exploratória, com etapas descritivas e utilizando o levantamento como instrumento para coleta de dados. Foram identificados 27 docentes que publicaram um total de 73 artigos, dispersos em 36 periódicos. Entre estes artigos, 43 possuem as temáticas direcionadas à área de secretariado, sendo tímidas as produções que tratam dos aspectos científicos, em detrimento de questões profissionais e 30 a outras áreas do conhecimento, com maior representatividade na área de Educação e Administração.