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USO DE TECNOLOGIA INTERATIVAS NA AVALIAÇÃO E NA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
Última alteração: 2017-10-13
Resumo
INTRODUÇÃO: Com a internet, surgiram novas formas e modelos de comunicação mais abertos, expandindo e acelerando a produção de conhecimento e seu compartilhamento. Na academia, milhares de artigos hoje podem ser encontrados em acesso aberto dando maior visibilidade para o conhecimento científico, embora sua publicação siga ainda um modelo fechado e de longa duração. OBJETIVO: Através de um relato de experiência pretendemos apresentar algumas mudanças por que vem passando o modelo tradicional de publicação científica e como ele impacta em nossa forma de construir, avaliar, acessar e comunicar o conhecimento. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Através do movimento pela ciência aberta, podemos ver surgir modelos de produção de conhecimento interativos, abertos, colaborativos e livres para todas as pessoas disporem, reutilizarem e compartilharem. Assim como processos de validação social de produtos e serviços feitos em comunidades e redes na internet. A partir dessa observação, elaboramos uma oficina acadêmica de escrita de textos colaborativos com validação e revisão feitas em uma só plataforma e utilizando tecnologias interativas e colaborativas da internet: um grupo no Facebook e a ferramenta de edição online Google Docs. RESULTADOS: A experiência teve a participação de 216 membros no grupo do Facebook, 24 autores e 11 pareceristas. Foram escritos 11 textos colaborativos que posteriormente foram publicados no que chamamos de Revista Para-Acadêmica. CONSIDERAÇÕES FINAIS. A experiência relatada nos mostra que, além de gerar sinergia entre os participantes e favorecer a produção coletiva de conhecimentos, a escrita colaborativa e a sua revisão e imediato compartilhamento pode promover uma outra maneira de validar e produzir o conhecimento científico, antecipando sua difusão e abrindo novas possibilidades para a comunicação científica.
Palavras-chave
Ciência Aberta; Produção Colaborativa de Conhecimentos; Tecnologias e Práticas Interativas; Validação Social; Peer-Review
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