Portal de Conferências, XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)

Tamanho da fonte: 
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICÁVEIS AO BIG DATA
Antonio Braquehais, Eduardo Amadeu Dutra Moresi, Julieta Kaoru Watanabe Wilbert

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


Atualmente, as organizações lidam com enorme e crescente volume e variedade de dados gerados em seus ambientes transacionais e oriundos de fontes externas de informações. Apenas pequena parcela destes dados se transformam em conhecimento. Esta pesquisa apresenta uma revisão da literatura dos estudos nos campos da Gestão do Conhecimento e Big Data nos últimos dez anos. Apesar da existência de estudos sobre aplicações de Big Data, nos artigos encontrados não foi identificado um modelo de GC para Big Data. Este estudo tem por objetivo identificar conceitos, aplicações, propósitos e processos relacionados ao tema e recomendar que Fatores Críticos de Sucesso são importantes para as aplicações de Big Data. Por meio de um estudo de caso, foram confirmados os principais componentes de um modelo de GC aplicáveis ao Big Data. O resultado ressalta as implicações práticas em termos de lacunas existentes relativas aos Fatores Críticos de Sucesso para uma empresa de logística e as considerações pertinentes. Conclui-se que os processos de negócios são o contexto da GC e das aplicações de Big Data, e que ambos têm propósitos similares de apoio à tomada de decisão, além de obtenção de vantagem competitiva, inovação, melhoria da qualidade e produtividade e redução de custos.

Palavras-chave


Fatores críticos de sucesso; Gestão do Conhecimento; Big Data.

Texto completo: PDF