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O BIG DATA NO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA 4.0:NOVAS PERSPECTIVAS PARA O EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO
Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar, Gisele Rodrigues Atayde, Luis Antonio de Santa Eulalia

Última alteração: 2018-06-29

Resumo


A quarta revolução industrial, também conhecida como indústria 4.0, tem trazido mudanças para as organizações contemporâneas. A principal transformação é a produção massiva de dados e informações, o chamado big data. No contexto, os profissionais necessitam saber usá-los para tomar decisões eficazes. Com isso, defende-se que essas novas transformações podem impulsionar o empreendedorismo entre alunos universitários a medida que vêm nas lacunas do contexto novas oportunidades de negócios. Com essas reflexões, o problema de pesquisa é como esses novos temas podem ser utilizados para estimular o empreendedorismo acadêmico? Assim, o objetivo é refletir de que maneira o big data no contexto da indústria 4.0 contribui para o empreendedorismo acadêmico. A metodologia envolve uma revisão bibliográfica sobre os temas big data, indústria 4.0 e o empreendedorismo acadêmico. A partir da metodologia, construiu-se um modelo a fim de demonstrar essas inter-relações. A discussão aponta que a quarta revolução industrial tende a modificar os modos de produção, a estrutura organizacional e a economia dos países. Além disso, a produção massiva de dados estimula o desenvolvimento de negócios que atuam nessa área e o aumento da procura por novas profissões, como é o caso dos analistas de negócios, de inteligência competitiva e organizacional e de pessoal competente para interpretar as informações. Essas demandas contribuem com o empreendedorismo acadêmico, principalmente nos cursos de gestão empresarial, engenharias, biblioteconomia e arquivologia. As considerações finais indicam que, apesar da quarta revolução industrial ter como consequência o desaparecimento de profissões, principalmente aquelas que estão no chão de fábrica substituídos pelas máquinas, há novas demandas profissionais e de negócios que estão cada vez mais relacionados com a busca, interpretação, análise, organização e disseminação dos dados e informações.


Palavras-chave


Big data; Indústria 4.0; Empreendedorismo Acadêmico; Internet das Coisas; novas demandas mercadológicas e profissionais.