Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

Os resumos expandidos submetidos ao II Fórum devem obrigatoriamente ser enviados aos orientadores antes da submissão.

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

Formas de Apresentação

Os trabalhos submetidos para serem apresentados na forma de comunicação ou poster serão selecionados segundo os critérios de relevância, originalidade e pertinência ao tema do encontro.

Comunicação Oral

Cada comunicação oral será apresentada no máximo em 15 minutos adicionando-se 5 minutos para debate. As comunicações podem ser apresentadas em português, castelhano, francês ou inglês. Não haverá tradução simultânea das apresentações.

Pôster

O pôster poderá ter até 1 m de largura por 1,2 m de comprimento. Um modelo de pôster será sugerido para os trabalhos selecionados.

Breve Histórico Encontros Anteriores

O Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação – EIICA –  vem sendo realizado desde 1998 através da parceria entre pesquisadores dos Departamentos de Filosofia e de Ciência da Informação da UNESP - campus de Marília. Desde então, o EIICA reúne pesquisadores nacionais e internacionais nas áreas de Filosofia, Ciência da Informação, Ciência Cognitiva, Psicologia, Semiótica, Computação, Lógica, entre outras. A natureza filosófico-interdisciplinar do evento, que tem sido realizado regularmente, vem propiciando um rico diálogo sobre temas relacionados ao papel da informação no conhecimento e na ação.

Sua décima edição, que ocorrerá em Marília, na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/SP, no período de 20 a 22 de junho de 2018, tem como tema: Informação, Conhecimento, Ação Autônoma e Big data: continuidade ou revolução? Trata-se de uma proposta de diálogo sobre o impacto  das  novas formas de registro e estruturação de vastas quantidades de dados (Big data) na  ação humana e seus  reflexos na filosofia e nas ciências.

A presente proposta de realização do X EIICA se deve ao sucesso das edições anteriores do evento, realizadas na UNESP, nos campi de Marília (1998, 1999, 2007, 2010, 2011, 2013 e 2015) e de São Vicente (2001 e 2003), conforme histórico apresentado abaixo:

1998 - I EIICA - Tema: Informação, Conhecimento e Aprendizagem

1999 - II EIICA - Tema: Cultura, Comunicação e Educação

2001 - III EIICA - Tema: Sujeito e Identidade Pessoal

Local: Universidade Estadual Paulista - Campus de São Vicente/SP

2003 - IV EIICA - Tema: Informação, Conhecimento e Ética

Local: Universidade Estadual Paulista - Campus de São Vicente/SP

2007 - V EIICA - Tema: Informação, Tecnologia e Ação

2010 - VI EIICA - Tema: Informação, Conhecimento e Ética

2011 - VII EIICA - Tema: Informação, Auto-Organização e Ação Ética

Local: Universidade Estadual Paulista - Campus Marília/SP

2013 - VIII EIICA - Tema: Informação e Complexidade: novos paradigmas no estudo do conhecimento e ação

2015 – Tema: Informação, Conhecimento e Modelos

Local: Universidade Estadual Paulista - Campus Marília/SP

Em suas edições anteriores, o evento teve a participação de conferencistas nacionais e internacionais de destaque na Epistemologia, Filosofia da Mente,  Ciência da Informação, Ciência Cognitiva, Neurociências, Semiótica, Psicologia, entre outras, possibilitando contatos enriquecedores entre pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação das referidas áreas. Além disso, as realizações prévias do EIICA resultaram em produções filosófico-científicas de qualidade, incluindo o desenvolvimento de projetos de pesquisa com professores da Argentina, França, Dinamarca, Inglaterra, Holanda, Alemanha e Espanha, além da publicação de cinco livros sobre temas pertinentes à Ciência Cognitiva e a Ciência  da Informação, bem como dos Anais dos referidos Encontros.

Entendemos que o X EIICA continuará a tarefa de propiciar o diálogo filosófico-interdisciplinar sobre o papel da dinâmica estruturadora dos processos de informação no conhecimento e na ação autônoma.

Eixos temáticos

1. Informação, conhecimento e Big data
  2. Novos paradigmas na Filosofia e na Ciência no século XXI
  3. Big data e suas implicações éticas e políticas
  4. Organização do conhecimento e da ação humana
  5. Informetria e Big data
  6. Informação, conhecimento e ação autônoma
  7. Causalidade e correlações nos modelos de explicação científica
  8. Ciências formais e informação na era dos Big data
  9. Informação, linguagem e semiótica
  10. Ética Informacional e Filosofia da Informação
  11. Impactos dos Big Data nos processos criativos
  12. Meio Ambiente, Fazendas inteligentes e Big data: Avanço ou retrocesso?
  13. Big data e a dinâmica de evolução da opinião pública
  14. Big data e o processo de tomada de decisão