Políticas da Conferência

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

Formas de Apresentação

Os trabalhos submetidos para serem apresentados na forma de comunicação ou poster serão selecionados segundo os critérios de relevância, originalidade e pertinência ao tema do encontro.

Comunicação Oral

Cada comunicação oral será apresentada no máximo em 15 minutos adicionando-se 5 minutos para debate. As comunicações podem ser apresentadas em português, castelhano, francês ou inglês. Não haverá tradução simultânea das apresentações.

Pôster

O pôster poderá ter até 1 m de largura por 1,2 m de comprimento. Um modelo de pôster será sugerido para os trabalhos selecionados.

Breve Histórico Encontros Anteriores

O Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação – EIICA –  vem sendo realizado desde 1998 através da parceria entre pesquisadores dos Departamentos de Filosofia e de Ciência da Informação da UNESP - campus de Marília. Desde então, o EIICA reúne pesquisadores nacionais e internacionais nas áreas de Filosofia, Ciência da Informação, Ciência Cognitiva, Psicologia, Semiótica, Computação, Lógica, entre outras. A natureza filosófico-interdisciplinar do evento, que tem sido realizado regularmente, vem propiciando um rico diálogo sobre temas relacionados ao papel da informação no conhecimento e na ação.

Sua décima edição, que ocorrerá em Marília, na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/SP, no período de 20 a 22 de junho de 2018, tem como tema: Informação, Conhecimento, Ação Autônoma e Big data: continuidade ou revolução? Trata-se de uma proposta de diálogo sobre o impacto  das  novas formas de registro e estruturação de vastas quantidades de dados (Big data) na  ação humana e seus  reflexos na filosofia e nas ciências.

A presente proposta de realização do X EIICA se deve ao sucesso das edições anteriores do evento, realizadas na UNESP, nos campi de Marília (1998, 1999, 2007, 2010, 2011, 2013 e 2015) e de São Vicente (2001 e 2003), conforme histórico apresentado abaixo:

1998 - I EIICA - Tema: Informação, Conhecimento e Aprendizagem

1999 - II EIICA - Tema: Cultura, Comunicação e Educação

2001 - III EIICA - Tema: Sujeito e Identidade Pessoal

Local: Universidade Estadual Paulista - Campus de São Vicente/SP

2003 - IV EIICA - Tema: Informação, Conhecimento e Ética

Local: Universidade Estadual Paulista - Campus de São Vicente/SP

2007 - V EIICA - Tema: Informação, Tecnologia e Ação

2010 - VI EIICA - Tema: Informação, Conhecimento e Ética

2011 - VII EIICA - Tema: Informação, Auto-Organização e Ação Ética

Local: Universidade Estadual Paulista - Campus Marília/SP

2013 - VIII EIICA - Tema: Informação e Complexidade: novos paradigmas no estudo do conhecimento e ação

2015 – Tema: Informação, Conhecimento e Modelos

Local: Universidade Estadual Paulista - Campus Marília/SP

Em suas edições anteriores, o evento teve a participação de conferencistas nacionais e internacionais de destaque na Epistemologia, Filosofia da Mente,  Ciência da Informação, Ciência Cognitiva, Neurociências, Semiótica, Psicologia, entre outras, possibilitando contatos enriquecedores entre pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação das referidas áreas. Além disso, as realizações prévias do EIICA resultaram em produções filosófico-científicas de qualidade, incluindo o desenvolvimento de projetos de pesquisa com professores da Argentina, França, Dinamarca, Inglaterra, Holanda, Alemanha e Espanha, além da publicação de cinco livros sobre temas pertinentes à Ciência Cognitiva e a Ciência  da Informação, bem como dos Anais dos referidos Encontros.

Entendemos que o X EIICA continuará a tarefa de propiciar o diálogo filosófico-interdisciplinar sobre o papel da dinâmica estruturadora dos processos de informação no conhecimento e na ação autônoma.

Eixos temáticos

1. Informação, conhecimento e Big data
  2. Novos paradigmas na Filosofia e na Ciência no século XXI
  3. Big data e suas implicações éticas e políticas
  4. Organização do conhecimento e da ação humana
  5. Informetria e Big data
  6. Informação, conhecimento e ação autônoma
  7. Causalidade e correlações nos modelos de explicação científica
  8. Ciências formais e informação na era dos Big data
  9. Informação, linguagem e semiótica
  10. Ética Informacional e Filosofia da Informação
  11. Impactos dos Big Data nos processos criativos
  12. Meio Ambiente, Fazendas inteligentes e Big data: Avanço ou retrocesso?
  13. Big data e a dinâmica de evolução da opinião pública
  14. Big data e o processo de tomada de decisão